Cuidados com carros elétricos e híbridos: manutenção é 50% mais barata? Especialistas revelam

A manutenção de elétricos e híbridos mudou. Entenda a frequência, o custo até 50% menor e os novos cuidados para BYD e BMW

Os cuidados com carros elétricos e híbridos estão mudando o jogo da manutenção no Brasil. Com a confiança do brasileiro na tecnologia crescendo, a maior dúvida agora é: o que realmente muda na oficina? Se você também tem essa dúvida, acompanhe o Garagem360 e veja o que muda nesses carros!

O que muda nos cuidados com carros elétricos e híbridos na prática?

A resposta é: quase tudo. Atualmente, a eletrificação virou o paradigma da manutenção preventiva de cabeça para baixo. Segundo Caroline Rocha, Gerente Regional de Pós-Venda da Osten Motors (um dos principais grupos do mercado premium), os consumidores ainda estão se adaptando. Nos modelos 100% elétricos (EVs), a quantidade de peças mecânicas inspecionadas e trocadas é drasticamente menor.

Cuidados com carros elétricos e híbridos
Foto: Reprodução

 

Isso impacta diretamente o bolso e o tempo. “Isso se reflete na menor frequência [de visitas], no tempo do serviço e nas despesas, que chegam a ser até 50% menores“, explica Rocha. É o fim da necessidade de troca de muitos itens clássicos, como óleo do motor, velas e correias.

Exemplo da BYD: prazos dobram

A BYD, que avança forte no Brasil, é um exemplo claro dessa mudança. Conforme explica Eduardo Santos, Gerente de Pós-Vendas da BYD Osten, a regra da montadora chinesa mudou o mindset do proprietário. O tempo de parada na oficina também é muito menor, com serviços durando cerca de 2,5 horas.

  • Modelos 100% elétricos (Dolphin, Yuan, Seal): a manutenção é feita a cada 20.000 km ou 12 meses. Nas revisões ímpares, troca-se apenas o filtro do ar-condicionado. Nas pares, adiciona-se os fluídos de freio e transmissão.
  • Modelos híbridos (Song, King, Shark): a manutenção é mais frequente que nos EVs, ocorrendo a cada 12.000 km ou 12 meses. O tempo de parada é similar ao de um carro comum, pois há mais componentes (motor elétrico + motor a combustão).
Cuidados com carros elétricos e híbridos
BYD Dolphin. Foto: Reprodução

Caso da BMW: carro avisa quando precisa de revisão

Enquanto a BYD define prazos longos, a BMW usa outra estratégia em seus elétricos e híbridos: o próprio carro decide. A marca alemã utiliza um software embarcado chamado Condition Based Service (CBS), que já era usado nos modelos a combustão.

Marcelo Tavares, Gerente de Pós-Vendas da BMW Osten, explica que não há um prazo fixo. “A forma como o veículo é utilizado é o fator determinante“, afirma. Dois donos do mesmo carro terão prazos de revisão diferentes dependendo do trânsito e do trajeto. O próprio carro, usando sensores, avisa o momento certo de ir à concessionária.

Cuidados com carros elétricos e híbridos
BMW iX3 elétrica. Foto: Divulgação

 

Em média, os elétricos da BMW pedem manutenção a cada dois anos. Nos híbridos, o CBS geralmente chama para a oficina uma vez por ano. Tavares nota que donos de híbridos que rodam muito no modo elétrico (sem ligar o motor a gasolina) acabam prolongando a vida útil dos componentes a combustão, e o software ajusta o plano de manutenção para isso.

Maior dúvida não é sobre mecânica

Curiosamente, a maior dor de cabeça dos novos proprietários não é o motor. O pós-venda da Osten Motors revela que a maioria das idas à concessionária fora do prazo é para tirar dúvidas sobre o software.

Os carros elétricos são como os telefones celulares“, compara Eduardo Santos, da BYD Osten. As pessoas usam as funções básicas no dia a dia, mas se perdem ao tentar acessar um recurso adicional. As dúvidas vão desde o travamento das portas, configuração do ar-condicionado ou uma luz que não acende como deveria.

Essa nova realidade da manutenção elétrica é, sem dúvida, uma grande vantagem para o consumidor.

Você já se adaptou a essa nova lógica? O que acha de revisões a cada 20.000 km? Conte para a gente!

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Kawane Licheski
Escrito por

Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.