Criança de 10 anos dirige carro sozinha: qual é a multa?
Criança de 10 anos dirige carro sozinha: saiba quais são as consequências quando o proprietário entrega um veículo para uma pessoa não habilitada
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra uma criança de 10 anos dirigindo um carro sozinha. E o pior: ela bateu o veículo em um muro de uma casa, no Jardim Europa, em Itapeva (SP). Logo abaixo, o Garagem360 traz mais detalhes deste caso e revela qual é a multa para quem entrega o veículo para uma pessoa não habilitada. Acompanhe!
Multas de trânsito:
Saiba como foi o acidente com a criança de 10 anos que dirigia o carro sozinha
Após bater o carro no muro, a criança de 10 anos abriu a porta do veículo e saiu correndo pela rua. Posteriormente, é possível perceber que duas mulheres saíram do banco de trás e acompanharam o garoto. Uma delas, aliás, estava com um bebê de colo.
Pelas imagens de uma câmera de segurança, ainda é possível perceber que o pai do garoto saiu do veículo pelo lado do passageiro. Ele até tenta ir para o banco do condutor e retirar o automóvel do local. Contudo, o pai não teve sucesso.
A Guarda Municipal foi acionada e os agentes identificaram o pai do pequeno a menos de 100 metros do local do acidente. Ele será investigado em liberdade e responderá por entregar o automóvel para uma pessoa não habilitada e por não permanecer no local do acidente.
Leia também:
-
O pepino do Hyundai Creta que decepcionou os motoristas em 2024
-
5 coisas que motoristas precisam saber sobre o Toyota Yaris Cross 2025
O que acontece se entregar um veículo para uma pessoa não habilitada?
Além de colocar a segurança do condutor, dos passageiros e de outras pessoas da via em risco, o responsável por esse ato comete uma infração gravíssima. Ele perde sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e recebe uma multa de R$ 880,41.
Também é importante destacar que, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), entregar um veículo para uma pessoa não habilitada é crime. O responsável por esse ato pode levar de seis meses a um ano de detenção. Outra consequência é o pagamento de uma multa a ser estabelecida pela justiça.
E você, como avalia esse tipo de comportamento no trânsito? Você acredita que a multa é adequada ou deveria ser mais severa? Comente e compartilhe a sua opinião com outros leitores do Garagem360.
Leia também: 10 carros para NÃO ter em 2025: os mais visados e roubados de SP no ano passado