Corpus Christi: feriado prolongado pede cuidados com o automóvel

Corpus Christi
Foto: Pinterest
Mesmo com a pandemia, muita gente irá aproveitar o feriado prolongado de Corpus Christi (03 a 06/06) para pegar a estrada. Assim, relaxar nos dias de folga.
Embora acredite-se que com a pandemia exista menor trânsito nas estradas do que o habitual, engarrafamentos devem ocorrer. Dessa forma, o fluxo de automóveis tende a ficar mais intenso. Então,  é fundamental que o seu veículo esteja em boas condições para que o trajeto ocorra de forma tranquila e sem imprevistos.
A HDI Seguros, por exemplo, lista uma série de cuidados com o carro antes de pegar a estrada. Além disso, se possível, o motorista deve fazer um check-up no veículo, a fim de garantir segurança a todos e uma viagem sem transtornos.
“Além de estar com a documentação do veículo em dia, no check-list de itens e tarefas necessários para a viagem estão o nível do óleo, fluidos de transmissão, bateria, condições dos pneus (incluindo o estepe), água do radiador, funcionamento das luzes e caixa de ferramentas.”, salienta o diretor de auto e analytics da HDI, Marcelo Moura. “No entanto, até mesmo o motorista mais preparado sabe que imprevistos acontecem. Assim,  em caso de sinistro ou alguma falha no automóvel, precisamos contar com um seguro”, recomenda Moura.
Fonte: depositphotos

Cuidados com o automóvel antes de pegar a estrado no feriado de Corpus Christi

Para completar, o Garagem 360 dá 10 dicas do que fazer antes de “colocar o pé na estrada”. Veja a seguir:
  1. Revisão geral

A revisão deve ser realizada sempre. Mas, no caso de viagens, vale reforçar este cuidado.

  1. Revisão do óleo

Não se esqueça de conferir se o óleo está trocado e em boas condições para realizar toda a viagem.

  1. Filtro –  dicas para o feriado de Corpus Christi

Ao verificar o óleo, confira o estado do filtro também. Caso ele esteja desgastado, por exemplo, vale trocar antes de pegar a estrada.

  1. Água

Revise se a água está na marca indicada. Isso porque alguns veículos precisam de mais água que outros, assim, não deixe de completar.

  1. Vazamentos

Quer saber se o carro está com vazamentos? A dica é analisar a cor do líquido.

Por exemplo, líquidos do arrefecimento devem ter tonalidade rosa. Já o óleo, marrom. Então, se perceber alterações, procure um mecânico antes de pegar a estrada.

 

Foto: divulgação
  1. Freios – dicas para o feriado de Corpus Christi

Não se esqueça nunca de fazer uma revisão no funcionamento dos freios, antes de viajar. Isto é essencial para a segurança de todos.

  1. Direção

Revise também as boas condições da direção do automóvel.

  1. Pneus e estepe

Os pneus devem estar em perfeito estado. Além disso, sempre conte com o estepe e acessórios, em casos de precisar trocar o pneu durante a viagem.

  1. Faróis – dicas para o feriado de Corpus Christi

Faróis queimados nem pensar! Não se esqueça disso!

  1. Bagagem X Combustível

Por fim, lembre-se de que quanto mais pesada for a sua bagagem, mais combustível o seu auto tende a consumir. Portanto, abasteça o veículo e informe-se sobre os postos disponíveis na estrada que for seguir.

 

Erica FrancoJornalista por formação, com mais de 15 anos de experiência em redação em geral. Passagens pelo caderno Máquina e Moto Máquina do jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista e site Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros.
Veja mais ›
Fechar