Direção consciente pode impactar no seu bolso; entenda

A direção consciente e segura, além de evitar acidentes no trânsito é uma das melhores formas de economizar. É a conclusão dos especialistas da Kovi – uma startup de locação de veículos por aplicativo.

De acordo como diretor de operações da startup, Bruno Mantecón, dirigir com consciência não só garante a segurança do motorista, passageiros e pedestres, mas também resulta em menos gastos. Isso mesmo!

A seguir, você confere as dicas e as conclusões que os especialistas da Kovi, conforme casos observados no dia a dia da empresa.

Direção consciente: mais segurança e menos gastos para o seu bolso

Velocidade

Dirigir sempre dentro dos limites determinados de velocidade evita altas rotações, o que gera menos custo com combustível. Também, ao guiar acima das velocidades permitidas faz com que o motor do veiculo se desgastes precocemente, em razão do atrito entre as peças – o que irá obrigar a investir em manutenção com mais frequência.

Além disso, é claro, você se livra de multas.

Combustível de qualidade

Desconfie sempre de combustíveis com preços muito abaixo dos praticados pelo mercado. Ao optar por combustíveis de má qualidade (geralmente, muito baratos) acaba por entupir filtros e danificar componentes diversos do veiculo.

Como resultado você gastará muito mais para reparar os danos.

 

Foto: Terra

 

Reduzir a velocidade no farol: direção consciente

Além de ser um fator de segurança, sempre reduza a velocidade ao se aproximar do semáforo fechado. Isso porque freadas brutas desgastam as pastilha, além da possibilidade de causar acidentes.

Não circule com o auto na reserva

Rodar constantemente com o veículo no modo reserva de combustível traz danos ao auto e isso irá fazer você gastar mais dinheiro. O modo reserva só deve ser acionado quando realmente for necessário – caso contrario, a bomba irá absorver mais ar,  o que causa falhas e danifica a peça, que terá de ser trocada uma hora.

Vidros fechados em rodovias: direção consciente

Rodovias com limites de velocidade acima de 80 km/ h pedem que os vidros fiquem fechados. Isso porque os golpes de ar que adentram no veículo podem acabar “segurando” o auto.

Como consequência, você irá fazer curvas irregulares, o que é perigoso, além de desgastar peças do freio.

 

Foto: Shutterstock

Erica Franco
Erica FrancoJornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar