Ao verificar seu veículo já reparou na cor azulada no disco de freio? Essa mudança de cor, muitas vezes como um efeito visual interessante, pode indicar problemas que exigem atenção urgente.
A Fremax, fabricante referência de discos e tambores de freio, ressalta que o sistema de freio do veículo está diretamente ligado à segurança no trânsito. Por isso, é importante que motoristas tenham especial atenção à manutenção.
O que causa a cor azulada no disco de freio?
“Um dos problemas comumente encontrados em avaliações técnicas do sistema de freio é o disco “azulado”.
O termo indica que a peça foi exposta a superaquecimento, chegando ao ponto de a área de contato com a pastilha ficar marcada. O disco fica com aspecto “azulado” devido à exposição ao calor excessivo”, explica o coordenador da Assistência Técnica Fremax, Leandro Leite.
Apesar de ser menos visível, o superaquecimento também pode causar o azulamento da parte interna dos tambores de freio.
Segundo a fabricante, os discos, assim como as patilhas, são projetados para suportar altas temperaturas, de modo a proporcionar o atrito ideal para reduzir a velocidade e frear o veículo com eficiência.
Entretanto, apesar da qualidade e tecnologia que aumentam a vida útil dos discos, é preciso ter cuidados para garantir sua vida útil.
O primeiro passo deve ser feito ao realizar a substituição de discos e tambores de freio. A Fremax recomenda, que seja feito o processo de pré-assentamento do conjunto de discos e pastilhas ou tambores e lonas de freio para evitar superaquecimento.
Mais do que deixar os discos azulados, o superaquecimento também leva a empenamentos, ruídos e vibrações.
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Como funciona o pré-assentamento
O processo de pré-assentamento serve para ampliar a área de contato entre discos e pastilhas e tambores e lonas recém-instalados.
Começa na própria oficina com o mecânico, que realiza de 8 a 10 frenagens reduzindo de 60 km/h para 40 Km/h. Em seguida repete o processo de 8 a 10 vezes reduzindo de 40 Km/h até a parada total do veículo.
A operação deve ser feita de forma suave, com espaçamento de 300 metros entre as frenagens.
Já a segunda etapa é feita pelo motorista. Este deve usar o freio de forma moderada nos primeiros 300 km. Essa recomendação deve ser feita pelo reparador ao entregar o veículo reparado ao cliente.