Consórcio de carros realmente é vantajoso? Veja características

Consórcio de carros realmente é vantajoso? De acordo com dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), o Sistema de Consórcios no Brasil movimentou mais de R$ 316,7 bilhões em 2023, um crescimento de 25,6% na comparação com 2022.

Desse total, 20,8% são de imóveis, 13,1% de veículos, 4% de motocicletas e 2,5% de veículos pesados. 

Consórcio de carros é realmente vantajoso - Foto: Nicole Santana/ Garagem360
Consórcio de carros é realmente vantajoso – Foto: Nicole Santana/ Garagem360

Consórcio de carros realmente é vantajoso? 

A resposta depende das necessidades de quem procura. Para ajudar a ressaltar os benefícios do sistema chamamos Fabio Ongaro, CEO da Energy Group, da qual faz parte a X1 Solutions, empresa de consultoria em projetos de consórcio estruturados. 

“Os resultados do primeiro trimestre deste ano já apontam potencial de expansão desse mercado. Somente na companhia, registramos crescimento na ordem de 27% em aquisições de consórcios”, confirma o executivo.

De acordo com Fabio, o consórcio é uma modalidade de compra coletiva popular no país, sobretudo para a aquisição dos bens de alto valor, como imóveis e carros. Ele também lista 5 vantagens:

Acesso a Bens de Alto Valor sem Juros

“Um dos principais atrativos do consórcio é a baixa incidência de juros, diferentemente dos financiamentos tradicionais”. 

Diferente dos financiamentos e empréstimos com juros cada vez maiores, no consórcio, os participantes pagam uma taxa administrativa, geralmente bem menor que esses juros. 

Flexibilidade de Uso do Crédito

Após a contemplação, o cliente já pode adquirir qualquer bem dentro da categoria do consórcio. Ele recebe uma carta de crédito que pode ser negociada para aquisição do veículo, seja ele novo ou usado, à vista. Depois é só quitar os valores com a administradora.  

Leia também:

tudo o que você precisa saber sobre o consórcio Chevrolet. 

Planejamento Financeiro e Disciplina

“O compromisso com o pagamento das parcelas deve ser mensal e essa característica contribui com a educação financeira dos participantes, incentivando a disciplina de poupança a longo prazo”, ressalta Fabio.

Possibilidade de Antecipação da Contemplação

Por meio de lances nas assembleias, o participante pode usar de recursos próprios para ser contemplado e levar sua carta de crédito. 

As administradoras separam uma cota para o sorteio e uma cota para os lances. Se o seu for o maior, leva a carta antes de finalizar o pagamento de todo o consórcio ou ser sorteado. 

Para Fabio, isso oferece uma certa flexibilidade e pode ser uma estratégia para quem deseja adquirir o bem mais rapidamente.

Segurança e Regulação pelo Banco Central

Nada de bagunça. O sistema de consórcios no Brasil é regulado e fiscalizado pelo Banco Central do Brasil, daí a importância de escolher uma empresa consolidada e associada ao BC. Isso vai garantir maior transparência das operações e a solidez das administradoras de consórcio.

Por fim, Fábio ressalta que além desses benefícios, o consórcio é uma forma de adquirir um bem se você não tem urgência, evitando endividamento. 

 

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar