Conheça os 4 tipos de radar e a tolerância permitida em cada um deles

No trânsito, a segurança é a palavra de ordem. E para garantir que os motoristas respeitem as leis e reduzam os riscos de acidentes, os radares assumem um papel fundamental. Mas você sabe quais os 4 tipos de radar e a tolerância permitida?

Veja os tipos de radar e a tolerância permitida - Foto: Reprodução
Veja os tipos de radar e a tolerância permitida – Foto: Reprodução

 

Quais os tipos de radar?

São quatro: fixo, estático, móvel e portátil. Saiba mais sobre cada um deles:

Radar fixo

É o radar mais comum e geralmente é instalado em áreas estratégicas. O sistema por trás desse radar, captura a velocidade a partir de sensores eletromagnéticos, de modo que a velocidade seja indicada a partir da interrupção do sinal.

Ele conta com um dispositivo registrador que funciona com base nas linhas no chão. Quando o veículo atravessa a primeira linha, o radar recebe um sinal e faz o cálculo da velocidade baseando-se na distância entre o primeiro sensor e os demais.

Em outras palavras, o “pardal” calcula o tempo que o veículo leva para cruzar esta lacuna entre um sensor e outro, medindo assim sua velocidade. Ainda há um terceiro sensor que confere tudo e registra o horário e local. 

Radar estático

O radar estático é aquele instalado sobre um tripé ou adaptado a um veículo do departamento de trânsito. Diferente do primeiro, sua localização pode ser sazonal e por curtos períodos de tempo.

 Funciona por meio de micro-ondas disparadas em direção ao asfalto, assim quando um veículo passar pela cobertura do radar, o sinal sofre uma alteração e ao sair da cobertura, o sinal volta. É nesse intervalo que o aparelho faz o cálculo da velocidade do veículo. 

Radar móvel

Como o nome sugere, este radar fica em constante movimento, acompanhando o fluxo dos veículos e realizando as medições ao longo da via. 

É instalado em um veículo do departamento de trânsito ou polícia e quando o flagra acontece, o condutor pode ser abordado naquele momento. 

Radar portátil

É o “radar de mão”, utilizado por um agente público que direciona manualmente para o veículo alvo, e por sua vez, captura os dados da infração e imagens com alta precisão. 

Este tipo de radar é ideal para fiscalizar locais específicos, como faixas exclusivas, cruzamentos, áreas com histórico de acidentes, entre outros. 

Leia também:

Conheça o novo radar que vai aferir muito mais que a velocidade nas rodovias de SP

Qual a tolerância do radar de velocidade?

De acordo com a determinação da Portaria Nº 544 DE 12 DE DEZEMBRO DE 2014 do INMETRO, a tolerância  máxima admissível é de:

  • – 7 km/h para velocidades até 100 km/h;

  • – 7% para velocidades acima de 100 km/h.

 

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar