Conheça o robotáxi da VW em parceria com a Uber; roda sem motorista
Robotáxi da VW: conheça o veículo que será usado na operação e quais serão os próximos passos da montadora alemã; veja todos os detalhes
A Volkswagen surpreendeu a indústria automotiva ao anunciar o seu serviço de robotáxis nos Estados Unidos, em parceria com a Uber. A estreia está prevista para o ano que vem, em Los Angeles. E o modelo já foi até escolhido pela montadora alemã. A seguir, o Garagem360 revela todos os detalhes. Acompanhe!
Qual será o modelo usado pela VW para robotáxi?
Trata-se do ID Buzz. Para quem não sabe, ele é uma reinterpretação elétrica e futurista da tradicional Kombi. Contudo, será um veículo totalmente diferente do modelo clássico. Prova disso é o entre-eixos alongado, que é capaz de transportar, pelo menos, sete passageiros.
A Volkswagen, aliás, iniciou os testes ainda em 2025. Porém, esse processo foi conduzido com motoristas de segurança ao volante. A ideia é acompanhar o comportamento dos automóveis e do sistema de direção autônoma.
É importante lembrar que a operação, sem a presença de condutor, depende de autorizações regulatórias específicas. Porém, a fabricante alemã pretende dar esse passo após garantir os avals necessários.
Leia também:
-
Hyundai tem sistema híbrido de nova geração que reduziará em quase 50% o consumo de combustível
-
4 técnicas realmente funcionais para economizar combustível; faça o checklist
O que disse a VW?
Christian Senger, CEO da Volkswagen Autonomous Mobility, trouxe mais detalhes sobre esta nova fase da montadora.
“Não somos apenas uma fabricante de automóveis – estamos moldando o futuro da mobilidade. Nossa colaboração com a Uber acelera essa visão”, destacou.
O executivo completa:
“O que nos diferencia é nossa capacidade de combinar expertise em produção em larga escala com tecnologia de ponta e um profundo conhecimento das necessidades de mobilidade urbana.”
E você, como avalia o serviço de robotáxi da VW? Você teria coragem de usar esse tipo de serviço ou ainda acredita que não é um bom momento? Comente e compartilhe a sua opinião com outros leitores do Garagem360.
Leia também: Conheça a picape elétrica do dono da Amazon que custa baratinho e tem apenas uma cor