A Ford anunciou recentemente o desenvolvimento de um caminhão elétrico que deve fazer frente ao caminhão da Tesla, o Semi. Chamado momentaneamente de Project T3, o eletrificado faz parte dos planos da fábrica de Blue Oval City, nos Estados Unidos.
Project T3 vai rivalizar com caminhão da Tesla
O Project T3 será o terceiro caminhão elétrico da empresa, após o F-150 Lightning e o E-Transit. A montadora quer produzi-lo na fábrica de Blue Oval City, um mega polo o qual foi investido mais de 11 bilhões de dólares para a produção de milhares de veículos elétricos anualmente.
Diferente dos atuais eletrificados da marca, o Project 3 terá um design e desempenho superiores, principalmente em pontos como aerodinâmica “ativa e destacável”, conforme as recentes declarações de Jim Farley, CEO e presidente da Ford.
VEJA TAMBÉM
Para o executivo, o projeto é um marco importante e que mostra os esforços contínuos da marca em trazer ao mercado veículos eletrificados empolgantes e acessíveis.
Ainda sem muitas informações, acredita-se que o caminhão terá mais de uma opção de carroceria e capacidade de carga útil, além de autonomia para mais de 400 milhas (aproximadamente 644 km), o que lhe dará as “armas” para competir com o Tesla Semi, cuja autonomia chega próximo dos 800 km.
Embora a Ford não tenha divulgado muitos detalhes sobre o Projetc T3 além do anúncio inicial, está claro que a empresa está comprometida em avançar ainda mais em sua estratégia de eletrificação de veículos.
BlueOval City
A BlueOval City foi projetada para ser a principal unidade fabril de caminhões e baterias de alto desempenho da Ford. A ideia é abastecer todas as fábricas da marca no mundo com eletricidade renovável e livre de carbono até 2035.
Com isso, a marca quer realmente revolucionar o caminhão americano com produtos inovadores, com desempenho superior ao dos movidos a combustível fóssil.
“BlueOval City é o modelo para o futuro elétrico da Ford em todo o mundo”, disse Bill Ford, presidente executivo da Ford. “Construiremos veículos elétricos revolucionários em um local de fabricação avançado que trabalha em harmonia com o planeta, alinhando o crescimento e a inovação dos negócios com o progresso ambiental”, enfatiza.
O complexo também é uma importante peça para o plano da Ford de escalar a produção de veículos eletrificados, de modo a torná-los mais acessíveis ao grande público. A meta da empresa é ter uma taxa de produção anual de 2 milhões de elétricos até o fim de 2026.