Conheça o carro elétrico mais barato do mundo (cerca de R$ 50 mil)
Carros elétricos costumam ser caros, mas até existem uns mais acessíveis. Conheça o I-Go, o carro elétrico mais barato do mundo
A tendência mundial é que os automóveis elétricos substituam os veículos com motor movido a combustão. Grandes montadoras como a Volkswagen, por exemplo, já anunciaram a eletrificação completa de sua frota até 2030. O problema mora no bolso, já esse tipo de veículo costuma ser caro. Mas o I-Go, carro elétrico mais barato do mundo, tem ganhado espaço em novos mercados e pode virar esse jogo.
O modelo é por engenheiros da empresa chinesa Henan Henry Siying Vehicle, e comercializado pela startup estadunidense Mullen Automotivo. O I-Go já é uma realidade dentro do mercado europeu, servindo muito bem aos motoristas do Velho Continente. Agora, o acessível carro elétrico expande horizontes e chega ao mercado chinês.
Em valores convertidos para o real, o modelo é vendido na China por cerca de R$ 50 mil. O preço é absurdamente baixo para a categoria, chegando a custar quase um terço do carro elétrico mais barato do Brasil, o Renault Kwid E-tech, avaliado em R$ 147 mil. Até mesmo o Kwid movido a combustão é mais caro que o I-Go.
Carro mais barato do mundo é feito para uso urbano
o I-Go é um carro pensado para cidades densas e suas restrições de espaço, problemática existente em quase toda Europa, que é compartilhada com os grandes centros brasileiros.
Segundo informações do site oficial do automóvel, o Mullen I-Go foi projetado para lidar com o stop/go frequente das ruas estreitas da Europa. Além de ser mais rápido, ele diminui os níveis de poluição e congestionamentos”.
O carro possui bateria de 16,5 kW/h que resulta em 200 km de autonomia. O motor elétrico tem 46 cavalos de potência e 10,4 kgfm de torque, alcançando uma velocidade máxima de até 100 km/h, cumprindo assim a sua função de ser o carro mais barato do mundo, voltado para os espaços urbanos.
O modelo está confirmado, e à venda, no mercado da China, Reino Unido, Alemanha, Espanha, França e Irlanda. Ainda não há previsão para uma nova expansão da Mullen
Formando em Jornalismo pela UFRRJ, atuo como redator desde 2019. Apaixonado por contar histórias e entender histórias, desde meu começo até agora, venho trabalhando com algumas paixões do brasileiro — desde esportes até o mundo automobilístico.