Conheça inédito sistema de radares da Volvo que ajuda a não deixar ninguém para trás

Novo recurso de radar interno desenvolvido pela Volvo é inédito e sensível o suficiente para detectar os menores movimentos dentro do carro.

Um novo recurso de radar interno desenvolvido pelos engenheiros da Volvo foi projetado para ser preciso e sensível o suficiente para detectar os menores movimentos em escala submilimétrica – como os de uma criança dormindo. É o primeiro recurso desse tipo a cobrir todo o interior do carro, incluindo o porta-malas.

O novo sistema de radar será incluído no Volvo EX90, próximo SUV totalmente elétrico da marca sueca, cujo lançamento está previsto para o dia 9 de novembro. 

Sistema inédito Volvo de radares pode evitar mortes; saiba como

“O recurso foi projetado para ajudar a resolver uma causa de terrível tragédia que se provou real para muitas famílias”, afirma a Volvo em nota.

Estatísticas do governo dos Estados Unidos mostram que, desde 1998, mais de 900 crianças morreram naquele país ao serem deixadas em carros quentes. 

“Infelizmente, a maioria das mortes dentro dos veículos ocorre porque alguém esqueceu que seu filho estava no carro. Queremos ajudar a garantir que ninguém seja deixado para trás ou esquecido dentro do veículo”, aponta a Volvo.

O novo sistema de radar interno será lançado inicialmente (em locais em que a legislação permitir) no modelo que promete ser o carro mais seguro do mundo, o Volvo EX90. O recurso também será incluído em modelos posteriores da marca.

Como funciona a nova tecnologia de radares da Volvo

Esquema do sensoriamento interno por radares inédito Volvo (Foto: Divulgação/Volvo Cars)

Com sensores integrados no console superior, nas lâmpadas de leitura no teto e no porta-malas do carro, o sistema é o primeiro que pode detectar movimentos submilimétricos em todo o interior do carro. 

Para cobrir o máximo possível da cabine e detectar se uma criança ou animal de estimação foi deixado no carro, os radares foram espaçados por toda a cabine, da frente para trás, incluindo o porta-malas traseiro. 

“Ninguém escolhe se distrair ou se cansar, mas sabemos que isso pode acontecer”, ressalta Lotta Jakobsson, especialista técnica sênior em prevenção de lesões, que apresenta o vídeo acima.

“Somos todos humanos e a distração é um fato da vida. Com a ajuda de tecnologia de ponta, vamos apoiá-lo quando você não estiver no seu melhor e ajudá-lo a evitar deixar familiares ou animais de estimação para trás por acidente.”

Para notificar o motorista evitando a “fadiga do lembrete”, os especialistas da Volvo determinaram que o melhor momento para sinalizar a possível presença de familiares deixados dentro do carro é quando o motorista tenta trancar o carro. 

Toda vez que houver a tentativa de travar o carro, o sistema de radar interno é ativado e determina se o carro está sem pessoas ou animais de estimação, antes de permitir que o carro seja efetivamente trancado. 

Visual do EX90, próximo SUV elétrico da Volvo, deriva do Volvo Recharge Concept (Foto: Divulgação/Volvo Cars)

Se um membro da família ou animal de estimação for detectado no interior, o veículo permanecerá destrancado e o carro exibirá na tela do console central um lembrete para que a pessoa verifique se há ocupantes. 

O sistema de climatização do carro pode permanecer ligado se pessoas ou animais forem detectados na cabine, para melhorar o conforto. Isso também pode ajudar a diminuir o risco de hipotermia ou insolação. 

“Sempre fomos líderes em segurança e queremos continuar protegendo vidas, estabelecendo novos padrões de segurança automotiva”, ressalta Lotta Jakobsson.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

ASSISTA AGORA