Carro mais seguro do mundo: Volvo anuncia o novo EX90 para novembro

A Volvo anunciou, nesta terça-feira, o nome do sucessor do seu modelo líder global de vendas , o SUV híbrido XC90. Trata-se do Volvo EX90, um veículo 100% elétrico a bateria (BEV) que promete se estabelecer como o carro mais seguro do mundo.  O EX90 tem estreia global agendada para o dia 9 de novembro.

O anúncio foi feito pelo CEO da Volvo Cars, Jim Rowan, em vídeo transmitido no canal do Youtube da montadora sueca. Intitulado “Safety in Mind: A New Era Begins with the Volvo EX90” – Foco na Segurança: Uma Nova Era Começa com o Volvo EX90, numa tradução livre –, o vídeo é focado nos sistemas de segurança do novo carro.

Saiba porque o Volvo EX90 será considerado o carro mais seguro do mundo

“Com o Volvo EX90 oferecemos um dos conjuntos de sensores mais avançados do mercado. Um conjunto exclusivo da Volvo de oito câmeras, cinco radares, 16 sensores ultrassônicos e um sensor LiDAR de última geração”, informa o executivo.

VEJA TAMBÉM

“Ao pesquisar, aprender e desenvolver, melhoramos constantemente os sistemas de prevenção de colisões em nossos carros, fornecendo alguns dos sistemas mais avançados e eficazes até hoje. E nosso trabalho continua à medida que avançamos em direção à nossa visão de zero mortes e ferimentos graves nos novos carros Volvo”, afirma Rowan.

LiDAR – que significa Light Detection and Ranging, ou Detecção e Alcance de Luz – é um método de sensoriamento remoto que usa a luz na forma de um laser pulsado para medir faixas com alta precisão e fidelidade.

A diferença que o LiDAR pode fazer para a segurança da vida real é notória: pesquisa recente da Volvo indica que adicionar o LiDAR a um carro já seguro pode reduzir acidentes com resultados graves em até 20%, e a prevenção geral de acidentes pode ser melhorada em até 9%.

Incorporada na linha do teto do próximo EX90 e se tornando padronizada ao longo do tempo, a tecnologia LiDAR pode detectar pedestres a distâncias de até 250 metros e algo tão pequeno e escuro quanto um pneu em uma estrada a 120 metros à frente. Tudo isso enquanto o carro trafega em velocidades de rodovia. O sistema não depende da luz como uma câmera e, por isso, funciona tão bem à noite como durante o dia.

Desbancando o Tesla Model Y do posto de carro mais seguro do mundo

Visual do novo EX90 deriva do Volvo Recharge Concept (Foto: Divulgação/Volvo Cars)

“Acreditamos que o EX90 é o carro Volvo mais seguro que já entrou em uma estrada”, afirma Joachim de Verdier, chefe de Automação Segura de Veículos da Volvo Cars.

“Estamos fundindo nossa compreensão do ambiente externo com nossa compreensão mais detalhada da atenção do motorista. Quando todos os nossos sistemas de segurança, sensores, software e poder de computação se unem, eles criam um escudo preventivo de segurança ao seu redor – e você nem saberá que está lá até precisar”, continua Verdier.

Ao cumprir a promessa , o Volvo EX90 desbancará o Tesla Model Y do posto de carro mais seguro do mundo – o modelo da montadora de Elon Musk conquistou essa fama após receber a nota mais alta nas avaliações do Euro NCAP. 

A tecnologia de segurança do novo Volvo EX90

Sensoriamento exterior, via LiDAR (Foto: Divulgação/Volvo Cars)

O desenvolvimento da nova tecnologia de segurança, segundo a Volvo, baseia-se na compreensão do comportamento humano.“Sabemos que distração e cansaço são fatos da vida, e que eles viajam conosco. Sabemos que você pode nem sempre estar no seu melhor, por qualquer razão. E no trânsito, leva apenas alguns segundos para o impensável acontecer”, sublinha a montadora sueca.

“Então nosso objetivo é ajudá-lo a ser um piloto melhor e reduzir o risco de um acidente acontecer. O Volvo EX90 vem com um escudo invisível de segurança que inclui nossa mais recente tecnologia de sensoriamento, permitindo que o carro entenda seu estado de espírito e o mundo ao seu redor”, afirma.

Do lado de fora, sensores de última geração – como câmeras, radares e LiDAR –, todos alimentados por nossa plataforma e software de computação central, trabalham juntos para criar uma visão de 360 graus do mundo em tempo real.

“Nossos sensores não ficam cansados ou distraídos. Eles são projetados para responder e reagir quando você está apenas um milissegundo tarde demais. Nosso LiDAR sente o caminho na sua frente, seja dia ou noite, também em velocidades de estrada. Ele pode ver pequenos objetos centenas de metros à frente, criando tempo para informar, agir e evitar”, ressalta Rowan.

Por dentro, esse escudo invisível de segurança também cuida do motorista e dos passageiros. Sensores e câmeras especiais, alimentados por algoritmos desenvolvidos internamente pela Volvo, medem a concentração de olhares. A tecnologia permite que o EX90 veja quando o motorista está distraído, cansado ou desatento.

O carro vai alertá-lo, primeiro suavemente cutucando, depois mais insistentemente, se necessário. “E se o impensável acontecer, e você adormecer ou ficar doente enquanto dirige, o EX90 foi projetado para parar e pedir ajuda com segurança”, diz o executivo.

Visual do novo EX90 deriva do Volvo Recharge Concept (Foto: Divulgação/Volvo Cars)

Na parte visual, o novo EX90 se assemelha ao Volvo Recharge Concept apresentado pela montadora sueca no final do ano passado – cujas imagens ilustram esta reportagem –, com design mais moderno na comparação com seu antecessor XC90.

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar