Conheça a história do primeiro VW Fusca Belga lançado
Você vai viajar no tempo e conhecer momentos marcantes do VW Fusca Belga lançado; confira todos os detalhes sobre esse modelo
O Garagem360 te convida para voltar no tempo. Logo abaixo, você conhecerá os principais detalhes da história do primeiro VW Fusca Belga. Vamos juntos?
O início de tudo
- 1805 – A história da D’Ieteren tem início em Bruxelas, quando Joseph-Jean D’Ieteren funda uma oficina especializada na construção de carruagens.
- Final do século XIX – A empresa começa a adaptar suas habilidades para atender a nova demanda automotiva, fabricando carrocerias para automóveis.
- 1897 – Neste período, D’Ieteren já tinha iniciado a produção de estruturas para veículos motorizados.
- 1929 – A companhia se torna pública e passa a negociar ações na Bolsa de Bruxelas.
A expedição histórica
- 6 de outubro de 1950 a 8 de janeiro de 1951 – Pierre D’Ieteren lidera uma expedição ao Congo Belga com um Fusca e uma Kombi, demonstrando a robustez dos veículos da Volkswagen em uma jornada de mais de 24 mil km. A viagem ganha destaque com fotos publicadas no livro Images du Souvenir.
Unidade inédita
- 1º de setembro de 1948 – Começam as obras de uma nova unidade fabril em Vorst, região de Bruxelas.
1950 – A unidade inicia a montagem de modelos Studebaker a partir de kits importados.
1948 – Pierre D’Ieteren fecha contrato com a Volkswagen para importar veículos da marca para a Bélgica.
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A primeira unidade
- 14 de abril de 1954 – Primeira unidade do VW Fusca é montada em Vorst, marcando o início de uma produção que duraria 21 anos e ultrapassaria 1,1 milhão de unidades.
3 de agosto de 1956 – A fábrica celebra a montagem do 25.000º Fusca, um modelo branco da versão 1200.
O serviço de aluguel de carros
- 1956 – Surge o serviço de aluguel de veículos “Dit’Rent-a-Car”, com uma frota formada por VW Fuscas montados localmente.
1958 – A empresa americana Avis adquire a operação de aluguel de veículos da D’Ieteren.
Produção a todo o vapor
- 13 de maio de 1960 – Produção do 100.000º Volkswagen é comemorada na fábrica de Vorst.
1967 – A planta atinge o marco de 500.000 veículos fabricados.
1970 – A produção já acumulava mais de 835 mil veículos, incluindo quase 800 mil unidades do Fusca.
Momento históricos do Fusca
- 1974 – Aqui, temos um marco histórico. A montadora chegou ao milionésimo Fusca da fábrica.
1975 – Última unidade do modelo (número 1.143.464) é produzida, encerrando o ciclo do Fusca na Bélgica.
Mudanças na fábrica
- 2006 – Com o fim da produção do Golf na unidade, a Volkswagen propõe uma transição para a fabricação de modelos da Audi, condicionada a acordos trabalhistas e apoio estatal.
2007 – A fábrica muda de nome e passa a se chamar Audi Bruxelas, iniciando a produção do Audi A1.
Encerramento das atividades
- 28 de fevereiro de 2025 – Após 76 anos de operação, a unidade de Bruxelas encerra suas atividades, marcando o fim de uma era na indústria automotiva belga. A produção é transferida para o México.
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