Conheça a história do primeiro VW Fusca Belga lançado

Você vai viajar no tempo e conhecer momentos marcantes do VW Fusca Belga lançado; confira todos os detalhes sobre esse modelo

O Garagem360 te convida para voltar no tempo. Logo abaixo, você conhecerá os principais detalhes da história do primeiro VW Fusca Belga. Vamos juntos? 

O início de tudo 

VW Fusca Belga - Imagem gerada por IA - Foto: Garagem360
VW Fusca Belga – Imagem gerada por IA – Foto: Garagem360
  • 1805 – A história da D’Ieteren tem início em Bruxelas, quando Joseph-Jean D’Ieteren funda uma oficina especializada na construção de carruagens.
  • Final do século XIX – A empresa começa a adaptar suas habilidades para atender a nova demanda automotiva, fabricando carrocerias para automóveis.
  • 1897 – Neste período, D’Ieteren já tinha iniciado a produção de estruturas para veículos motorizados.
  • 1929 – A companhia se torna pública e passa a negociar ações na Bolsa de Bruxelas.

A expedição histórica 

  • 6 de outubro de 1950 a 8 de janeiro de 1951 – Pierre D’Ieteren lidera uma expedição ao Congo Belga com um Fusca e uma Kombi, demonstrando a robustez dos veículos da Volkswagen em uma jornada de mais de 24 mil km. A viagem ganha destaque com fotos publicadas no livro Images du Souvenir.

Unidade inédita 

  • 1º de setembro de 1948 – Começam as obras de uma nova unidade fabril em Vorst, região de Bruxelas.
    1950 – A unidade inicia a montagem de modelos Studebaker a partir de kits importados.
    1948 – Pierre D’Ieteren fecha contrato com a Volkswagen para importar veículos da marca para a Bélgica.

Leia também:

A primeira unidade 

  • 14 de abril de 1954 – Primeira unidade do VW Fusca é montada em Vorst, marcando o início de uma produção que duraria 21 anos e ultrapassaria 1,1 milhão de unidades.
    3 de agosto de 1956 – A fábrica celebra a montagem do 25.000º Fusca, um modelo branco da versão 1200.

O serviço de aluguel de carros 

  • 1956 – Surge o serviço de aluguel de veículos “Dit’Rent-a-Car”, com uma frota formada por VW Fuscas montados localmente.
    1958 – A empresa americana Avis adquire a operação de aluguel de veículos da D’Ieteren.

Produção a todo o vapor 

  • 13 de maio de 1960 – Produção do 100.000º Volkswagen é comemorada na fábrica de Vorst.
    1967 – A planta atinge o marco de 500.000 veículos fabricados.
    1970 – A produção já acumulava mais de 835 mil veículos, incluindo quase 800 mil unidades do Fusca.

Momento históricos do Fusca 

  • 1974 – Aqui, temos um marco histórico. A montadora chegou ao milionésimo Fusca da fábrica.
    1975 – Última unidade do modelo (número 1.143.464) é produzida, encerrando o ciclo do Fusca na Bélgica.

Mudanças na fábrica 

  • 2006 – Com o fim da produção do Golf na unidade, a Volkswagen propõe uma transição para a fabricação de modelos da Audi, condicionada a acordos trabalhistas e apoio estatal.
    2007 – A fábrica muda de nome e passa a se chamar Audi Bruxelas, iniciando a produção do Audi A1.

Encerramento das atividades 

VW Fusca Belga - Imagem gerada por IA - Foto: Garagem360
VW Fusca Belga – Imagem gerada por IA – Foto: Garagem360
  • 28 de fevereiro de 2025 – Após 76 anos de operação, a unidade de Bruxelas encerra suas atividades, marcando o fim de uma era na indústria automotiva belga. A produção é transferida para o México.

E você, o que achou da história do primeiro VW Fusca Belga? Comente e compartilhe a sua opinião com outros leitores do Garagem360

Leia também: Leapmotor T03 fica para trás e Stellantis desiste de lançar rival do BYD Dolphin Mini

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Matheus Azevedo
Escrito por

Matheus Azevedo

ASSISTA AGORA