Lançada em 2014, a Yamaha Crosser 150 vem, desde então, apresentando evoluções graduais. No modelo 2023, apresentado pela montadora japonesa nesta semana, a moto ficou mais moderna, com novo conjunto óptico, nova lanterna traseira em Led, novo painel totalmente digital e ainda uma tomada 12 volts junto ao guidão.
Nova Yamaha Crosser 150 2023 está disponível em duas versões
A Crosser continua disponível em duas versões, S e Z. A versão S traz um estilo mais urbano, com o para-lama baixo, próximo ao pneu, e motor com acabamento em preto fosco, reforçando a pegada esportiva e mais urbana da moto. Já a versão Z tem inspiração off-road, com o para-lama mais alto, que confere um visual mais radical e aventureiro.
As versões S e Z da Yamaha Crosser 150 2023 estarão disponíveis no final deste mês na rede de concessionárias da marca. A Crosser 150 S tem o preço sugerido de R$ 16.590 (R$ 17.160 no Estado de São Paulo), excluído frete. Já a versão Z custa R$ 16.790 mais o frete (R$ 17.368,00 em SP).
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Design atualizado
O design da Nova Crosser ABS ficou mais moderno com as novidades do modelo 2023. O destaque é o novo conjunto óptico com luzes de posição e projetor de LED, muito mais impactante e eficiente. Ele tem maior amplitude e potência de iluminação, tornando a condução noturna mais segura, além de oferecer maior durabilidade e menor consumo energético.
- Nova Lanterna traseira – O design da traseira também é novidade. A nova lanterna, com desenho mais esportivo, é em LED, garantindo maior durabilidade e melhor visibilidade para que vem atrás.
- Novo painel – O painel multifunção é totalmente novo. Ele é 100% digital e seu novo visual reforça a modernidade da nova Crosser. Sua iluminação é em led e o fundo do tipo blackout, contrastando as informações no display, o que facilita a leitura tanto na pilotagem diurna quanto noturna.
Nova Yamaha Crosser 150 2023: Mecânica robusta
- Motor – Um dos destaques da Crosser continua sendo o seu motor monocilíndrico bicombustível arrefecido a ar, com volume de 149 cc. O propulsor gera a potência máxima de 12,4 cv quando abastecido com etanol.
- Sistema de injeção eletrônica – A alimentação do moto é feita pelo moderno sistema de injeção eletrônica de combustível Blueflex, que permite o abastecimento com gasolina, etanol, ou mistura de ambos em qualquer proporção. Esse sistema proporciona baixo consumo.
- Suspensão dianteira – Grande parte do conforto oferecido pela Crosser se deve às suas suspensões, capazes de filtrar com grande eficiência as imperfeições do piso para garantir suavidade e estabilidade na pilotagem. Na dianteira, o garfo telescópico tem curso de 180 mm e conta com protetores do tipo sanfona, que protegem de danos causados por impactos de pedras, poeira e outros detritos.
- Suspensão traseira – O sistema é composto por um amortecedor único e seu curso é de 160 mm. Sua fixação na balança é feita por meio de links, que garantem maior conforto e suavidade na absorção de impactos. A principal vantagem desse sistema em uma moto on/off-road é tornar o funcionamento mais progressivo, com um amortecimento que começa macio e fica mais rígido à medida em que é mais exigido, minimizando os riscos de que a suspensão chegue ao final de seu curso.
Conforto e comodidade
- Assento – O banco da Crosser é amplo e em dois níveis. Foi desenvolvido especialmente para proporcionar um melhor apoio lombar. Ele está a 850 mm do solo e se destaca pela eficiente ergonomia, promovendo boa acomodação no encaixe das pernas junto ao tanque.
- Garupa – Para proporcionar mais conforto ao garupa, a Crosser possui apoios para as mãos integrado ao bagageiro de alumínio, e pedaleira posicionada para privilegiar uma acomodação mais relaxada para os braços e para as pernas.
- Guidão ajustável – Para se adaptar à altura do piloto, a Crosser traz um guidão ajustável, que pode ser fixado 15 mm à frente, aumentando a sensação de conforto.
- Chassis – Construído em aço tubular, o chassis do tipo berço semi-duplo foi elaborado para oferecer resistência, leveza e baixo centro de gravidade, garantindo a agilidade e estabilidade que se tornaram umas das características mais marcantes do modelo.
- Tomada 12V – A Crosser 2023 traz uma tomada 12 volts, localizada junto ao painel. Ela garante a praticidade de recarregar o celular em qualquer momento.
Freios, rodas e pneus
- Rodas e pneus – Nas duas versões da Crosser, a Z e a S, as rodas têm diâmetro de 19 polegadas na dianteira e de 17 na traseira. Os pneus têm as medidas de 90/90 – 19 M/C 52P na dianteira, e 110/90 – 17 M/C 60P na traseira.
- Freio ABS – O sistema de freio antiblocante (ABS) é item de série na roda dianteira, oferecendo maior controle em emergências, como piso escorregadio e outras condições de baixa aderência. O conjunto de freios é potente e progressivo, desenvolvido para frenagens em curtos espaços. Na dianteira, o sistema é composto por um disco de 245 mm e uma pinça de duplo pistão, e na traseira, por um disco de 203 mm e pinça de pistão único.
Galeria de fotos Nova Yamaha Crosser 150 2023