Confira os primeiros locais do país que terão pedágio funcionando por câmera

Pedágio funcionando por câmera já começa a valer em algumas estradas do Rio Grande do Sul. Saiba quais são.

Conforme foi anunciado pelo governador do RS Eduardo Leite, em agosto, começou na última segunda-feira (16) a instalação do sistema free flow de pedágio no Rio Grande do Sul. A princípio, o pedágio funcionando por câmera vai operar com tag ou pagamento pelo site. 

Veja em quais lugares com pedágio no sistema sem câmeras – Foto: Freepik

Pedágio funcionado por câmera no Rio Grande do Sul 

O segundo dois seis pontos já estão instalados no Caminho das Serras Gaúcha (CSG), no km 151,9 da ERS-122, no município de São Sebastião do Caí (RS). 

Até o fim do mês, um terceiro deve ser instalado no km 6,5 da ERS-446, também na Serra Gaúcha.

Além disso, a Rodovia Rio-Santos (BR-101) também vai receber três pontos já definidos. 

A iniciativa faz parte da parceria entre o Governo do Estado e o consórcio Caminhos da Serra Gaúcha. O free flow busca eliminar as praças de pedágio tradicionais, reduzir possíveis congestionamentos e oferecer mais comodidade aos motoristas. 

O pedágio funcionando por câmera, já aprovado pelo Contran, já passa por testes desde o início do ano. Em tese, permite uma viagem sem paradas ou redução de velocidade em locais de cobrança. Em outras palavras, sem barreiras. 

Há duas formas de cobranças: 

  • TAG instalada no parabrisa, assim o sistema faz a leitura e a cobrança pode ser acompanhada por um aplicativo e paga por diferentes formas de pagamento. A princípio, é ideal para 
  • Leitura da placa dos veículos. 

Benefícios do sistema free flow

Além de facilitar o acesso, há uma série de benefícios com o free – flow, principalmente se o veículo tiver a tag. 

De acordo com a ConectCar, empresa que sua própria solução de Tag para o sistema, há uma série de vantagens em solicitar a tag estão:

  • Com a solução, o motorista pode acessar o pagamento da tarifa dentro do novo sistema sem cobrança de mensalidade;
  • Com o pagamento em dia dos trajetos Free Flow, os motoristas podem economizar nas cobranças com os descontos exclusivos – que variam entre 20% e 80%.

“O lançamento da Tag Free Flow vai contribuir grandemente para facilitar o dia a dia das pessoas, principalmente da população que passa pelos pórticos do novo sistema de cobrança.”

Além disso, permite o acesso a benefícios para veículos de passeio, que começam com 5%”, ressalta o Diretor de Negócios e Produtos da ConectCar, Newton Ferrer.

Ademais, a empresa oferece descontos progressivos a partir do segundo acesso no mês, o que ajuda a reduzir os custos com pedágio no fim do mês.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA