Seja para investir ou simplesmente por desejo pessoal de adquirir um veículo específico, os carros de leilão são uma oportunidade imperdível para muitas pessoas.
Dessa forma, veja quais são os documentos necessários para comprá-los.
Documentos para comprar carros de leilão
Independentemente do fim, a compra de carros de leilão é uma ação praticada por muita gente no Brasil, porém pouca gente sabe quais são os trâmites necessários para adquiri-los.
VEJA TAMBÉM
Antes mesmo de conseguir arrematar um veículo no leilão é preciso entender melhor todo o funcionamento e ficar atento aos detalhes envolvidos na negociação.
Dessa forma, o consumidor evita surpresas no futuro e fará bons negócios.
Nesse sentido, a Copart, uma das principais organizadoras de leilões extrajudiciais de veículos, preparou um guia com dicas e as informações necessárias para legalizar um carro comprado no leilão.
Entre as recomendações, veja quais documentos são necessários para a aquisição de um modelo neste tipo de evento.
Edital
A compra de um veículo no leilão começa antes mesmo de chegar no local, muitas vezes, com a leitura e entendimento do edital.
Neste documento estão as informações sobre o funcionamento, datas, prazos e especificações dos modelos presentes naquele lote. Além disso, é possível conferir as regras gerais do leilão.
O edital funciona como o “contrato de compra e venda” e, por isso, deve ser consultado pelo consumidor.
Escolha segura
Após o domínio do edital, é a hora de escolher o seu futuro bem, porém não faça isso sem antes entender qual perfil se enquadra melhor no propósito da compra.
Para isso é necessário garantir documentos como RG ou CNH, em caso de pessoa física, e identidade do representante da companhia, contrato social com prazo de até sete anos da data de assinatura e comprovante de credenciamento do desmanche nos órgãos regulatórios, em caso de empresas.
Documentação junto ao órgão competente
Um dos principais pontos que ainda são motivos de dúvidas dos adeptos de leilões, é com relação aos documentos necessários para as negociações.
Para efetuar a regularização do automóvel é preciso procurar o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) e apresentar todos os documentos necessários para o órgão do Governo Estadual.
Entre a documentação necessária estão:
- Nota de venda do leilão;
- RG;
- CPF;
- Comprovante de residência;
- CNH do comprador;
- Certificado do Registro Veicular (CRV);
- Certificado de Segurança do Veículo (CSV);
- Laudo de vistoria técnica;
- Comprovante do pagamento das taxas ou débitos do automóvel;
- Duas cópias do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam);
- Comprovante de desbloqueio de sinistro, nos casos de veículos sinistrados.