Confira como os carros elétricos impulsionarão as vendas do Grupo BMW

O Grupo BMW espera que seus carros elétricos a bateria (BEV) atinjam a meta de responder por 50% das vendas totais da empresa antes do prazo estabelecido inicialmente (2030). Segundo a marca alemã, até 2025, um quarto das unidades comercializadas será composta por BEVs. As vendas no ano passado cresceram 100%, criando um cenário no qual os carros totalmente elétricos impulsionam as vendas globais do Grupo BMW.

Confira como os carros elétricos impulsionarão as vendas do Grupo BMW
Executivos do BMW Group apresentam planejamento da empresa durante coleiva de imprensa anual (Foto: Divulgação/BMW)

Entenda como os carros elétricos puxarão as vendas do Grupo BMW

A BMW já prevê que no final deste ano, os BEVs responderão por 15% de suas vendas globais. Isso acontece enquanto a empresa se prepara para o lançamento de sua próxima geração de produtos, chamada Neue Klasse, previsto para daqui a dois anos. “Os pontos fortes comprovados do presente e o foco em tecnologias orientadas para o futuro estabelecerão as bases para o sucesso desta futura geração de produtos”, aponta a empresa.

O principal vetor de crescimento das vendas em 2023 serão justamente os veículos 100% elétricos, juntamente aos modelos do nível mais elevado do segmento premium – como o novo BMW Serie 7, o BMW X7 atualizado e a família de modelos Rolls-Royce (tradicional marca britânica que também pertence ao Grupo BMW). 

VEJA TAMBÉM

Nesse segmento superior, o BMW Group prevê um crescimento na faixa percentual média de dois dígitos para este ano, enquanto espera que no geral suas entregas aos clientes em todo o mundo aumentem apenas “ligeiramente” em 2023.

O BMW Group está buscando um alto nível de lucratividade em seu negócio principal e tem como meta uma margem de lucro de 8 a 10%. Isso se deve exatamente ao aumento da participação dos modelos de maior valor agregado em suas vendas.

“O BMW Group mostra um alto grau de resiliência, especialmente sob condições desafiadoras. A empresa antecipa os desenvolvimentos no ambiente econômico em uma fase inicial e toma as devidas providências. Um alto nível de flexibilidade, combinado com nosso desempenho operacional, provou ser uma combinação eficaz para garantir o sucesso do BMW Group, mesmo diante de ventos contrários e aproveitando as oportunidades de crescimento lucrativo”, afirmou Oliver Zipse, presidente do Conselho de Administração da BMW AG, durante a coletiva de imprensa anual, na quarta-feira (15), em Munique.

Confira como os carros elétricos impulsionarão as vendas do Grupo BMW
Modelos de alto luxo, como o BMW Serie 7, elevam margem de lucro (Foto: Divulgação/BMW)

“O BMW Group está provando que pode gerenciar a maior transformação da empresa e manter sua lucratividade. Nosso portfólio de produtos extremamente forte, em particular nossa impressionante gama de veículos eletrificados e modelos de luxo, torna ambas possíveis para nós”, disse Nicolas Peter, membro do Conselho de Administração da BMW AG responsável por Finanças. “Geramos as despesas para inovações a partir do fluxo de caixa atual. Como antes, nossa abordagem BMW continua focada no futuro lucrativo e sustentável da empresa.”

BEVs já são o maior motor de crescimento do BMW Group

No ano passado, o BMW Group mais do que dobrou suas vendas de BEV para mais de 215.000 unidades, afirmando seu protagonismo em mobilidade elétrica. A empresa entregou mais veículos totalmente elétricos aos clientes do que seus concorrentes europeus diretos e também mais do que a maioria dos novos participantes desse segmento na Ásia e nos EUA.

Com relação ao crescimento das vendas dos BEVs, o BMW Group observa que não apenas os seus atuais clientes estão mudando para veículos com trens de força totalmente elétricos, mas clientes de outras marcas, em particular, também estão migrando para BEVs da BMW. Desta forma, a empresa pretende continuar a aumentar a sua participação de mercado no futuro.

Nos dois primeiros meses do ano, o BMW Group conseguiu mais do que dobrar suas vendas de veículos totalmente elétricos, em comparação com o mesmo período do ano anterior. O crescimento foi maior na China, onde as vendas de BEV da empresa mais do que triplicaram em 2023 até o final de fevereiro.

Com o lançamento do novo BMW Série 5 e do BMW i5 totalmente elétrico neste ano, o BMW Group terá uma oferta de BEVs em praticamente todos os principais segmentos de seus negócios. A gama será completada no final do ano pelo BMW iX2 totalmente elétrico e pela estreia, no próximo ano, do primeiro modelo touring totalmente elétrico do BMW Serie 5.

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar