Honda CB 500F e CB 500X 2023 têm novidades para melhor performance

A Honda Motos acaba de lançar a linha Honda CB 500F e CB 500X 2023 – versões F e X – com atualizações como a redução do peso e os novos sistemas de suspensão e frenagem, o que aumentou a segurança e melhorou a performance das motos.

As novas CB 500 chegam às concessionárias da marca japonesa em todo o Brasil a partir de maio, com preços sugeridos de R$ 39.100 para a naked CB 500F e de R$ 41.600 para a aventureira CB 500 X.

Honda CB 500F e CB 500X 2023

Conheça as novidades das CB 500F e CB 500X

O grande destaque da nova geração das CB 500F e CB 500X é a adoção da suspensão dianteira invertida Showa de 41 mm de diâmetro do tipo SFF-BP USD, evolução que veio acompanhada do aperfeiçoamento na frenagem dianteira – um par de discos tipo Wave de 296 mm de diâmetro agora substitui o disco simples de 310 mm. 

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A redução de peso nas rodas e novos cálipers de freio – de quatro pistões e fixação radial na CB 500F, de dois pistões e fixação axial na CB 500X – permitiram incrementar a segurança e a maneabilidade dos modelos, aspecto que foi favorecido também pela balança de suspensão traseira redesenhada, pelo novo ajuste do conjunto mola-amortecedor traseiro e também pela diferente distribuição do peso entre as rodas dianteira e traseira. 

22YM HONDA CB500X

Nova suspensão SFF-BP

O chassi de tubos de aço de 35 mm, reconhecido pela resistência e leveza, permaneceu inalterado tanto na CB 500F como na CB 500X, que receberam uma inédita suspensão dianteira invertida com tubos de 41 mm de diâmetro, realizada pela Showa com a tecnologia Separated Function Fork Big Piston (SFF-BP), a mesma usada nas Honda CB 650R e CBR 650R.

A fixação da nova suspensão à coluna de direção das exigiu um novo par de mesas, exclusivas para cada um dos modelos.

O funcionamento da suspensão SFF-BP tem a vantagem de separar as funções em cada um dos lados da suspensão dianteira.

A função de amortecimento hidráulico está localizada em uma bengala de suspensão enquanto na outra fica o mecanismo da mola. Com isso a reação do sistema às imperfeições do piso foi apurada, o que se traduziu em melhora da pilotagem.

Na suspensão traseira, o conjunto único de mola-amortecedor continua com cinco níveis de regulagem na carga da mola, mas seu ajuste foi modificado para melhor se adequar à nova suspensão dianteira e balança de suspensão traseira redesenhada, que agora dispõe de travessa de reforço transversal. 

A nova balança de suspensão traseira está mais leve pela alteração no material com o qual é construída, chapa de aço de espessura de 2 mm (em vez de 2,3 mm). Apesar do menor peso, a balança de suspensão traseira está mais resistente à torção, mas com maior flexibilidade lateral o que permitiu melhora na maneabilidade. 

22YM HONDA CB500X

Novas rodas e pneus

Na CB 500F, as novas rodas, agora mais leves, têm cinco raios em formato de Y e são calçadas com pneus 120/70-ZR17 na dianteira e 160/60-ZR17 na traseira. Na CB 500X, apenas a roda dianteira, agora mais leve graças a adoção de raios mais estreitos, foi modificada para poder receber o par de discos de freio de 296 mm.

Os pneus da aventureira permaneceram os modelos mistos on-off, sem alterações nas medidas, 110/80-R19 na dianteira e 160/60-R17 atrás.

A naked CB 500F 2023 traz frenagem com dois cálipers Nissin de quatro pistões e fixação radial, um conjunto ideal para uma naked leve, compacta e agressiva, de excelente desempenho dinâmico. 

Na aventureira CB 500X a opção foi por duas cálipers Nissin de pistão duplo e fixação axial, mais consoante com as necessidades de frenagem de um modelo que permite uso mais eclético, tanto rodoviário como também em pisos de baixa aderência. 

Honda CB 500F e CB 500X 2023

Redução e redistribuição do peso

As intervenções na ciclística da família CB 500 2023 resultaram em alterações positivas na distribuição de peso entre roda dianteira e traseira. 

Na CB 500F houve leve incremento na massa sob o eixo dianteiro. O percentual de distribuição de peso agora passou a ser de 49,7% na dianteira e 50,3% na traseira – antes era 46,8%/53,2% –, o que melhorou a maneabilidade da motocicleta e a aderência do pneu dianteiro. A distância entreeixos permaneceu em 1.409 mm.

Na CB 500X a distribuição de peso entre roda dianteira e traseira também foi levemente modificada. Agora o percentual entre frente e traseira é de 48,7/51,3% (antes 48/52%). A distância entreixos permaneceu em 1.443 mm.

A iluminação full-LED teve o farol dianteiro de ambas CB 500 aperfeiçoado visando uma melhor distribuição do facho de luz baixo e alto, e veio acompanhada de novos piscas dianteiros, mudanças estas complementadas por cores inéditas para a naked CB 500F e aventureira CB 500X.

Honda CB 500F e CB 500X 2023

Mudanças na aparência

A natureza agressiva da naked CB 500F foi exaltada com o novo farol dianteiro, agora com LEDs mais potentes assim como os piscas dianteiros. O posicionamento do painel Blackout LCD, o assento baixo, a apenas 789 mm do solo, as novas pedaleiras de alumínio e o guidão cônico resultam em uma postura do piloto que favorece a pilotagem agressiva. 

O desenho interligado das aletas laterais ao tanque – que, com 17,1 litros de capacidade, proporciona autonomia superior a 450 km – dá total destaque ao motor, enquanto as tampas laterais formam um conjunto com o assento que ressalta o estilo anguloso. O compacto para-lamas dianteiro segue o estilo do que equipa a CB 650R. 

A CB 500X tem um marcante estilo direcionado para a aventura, que se percebe pelas longas aletas laterais do tanque, que protegem o novo radiador e proporcionam um conjunto que se une de maneira harmoniosa ao banco, laterais e rabeta. 

A carenagem frontal e para-brisas – este regulável em duas posições de altura, que oferece a devida proteção contra as intempéries e “quebra” a pressão aerodinâmica sobre o piloto em trechos rodoviários realizados em velocidades elevadas – também se destacam no novo visual. 

O novo farol, de LEDs mais potentes, assim como os piscas, resulta em melhora da visibilidade. O banco, situado a 834 mm do solo, tem conformação que favorece a movimentação do condutor e o alcance dos pés no solo. 

 

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
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