Confira cinco carros que sairão de linha em 2023 

Veículos com passado de sucesso no mercado nacional se preparam para a aposentadoria. Confira alguns dos carros que sairão de linha em 2023.

O mercado automotivo nacional apresentou diversas novidades nos últimos meses. Os lançamentos de 2022 incluíram modelos totalmente novos, como o aguardado Fiat Fastback, reestreias como o Novo Citroën C3 – o primeiro a sair da plataforma C-Cubed da marca francesa, que dará origem a outros dois modelos inédito, em breve – picapes do segmento premium como a Jeep Gladiator e a Ram Classic, além de uma miríade de novos veículos elétricos.

Ao mesmo tempo, modelos muito conhecidos do brasileiro, que já viveram dias de grande sucesso comercial, se preparam para a aposentadoria. Confira a seguir alguns dos carros que sairão de linha em 2023.

2023: carros que sairão de linha

Reunimos nesta lista apenas casos já confirmados de modelos de marcas relevantes no mercado automotivo nacional.

1- Volkswagen Gol

VW Gol sairá de linha após uma história de 42 anos de sucesso (Foto: Divulgação/Volkswagen)

Após 42 anos de história e milhões de unidades vendidas, o Volkswagen Gol finalmente sairá de linha no fim de 2022. Lançado em 1980, o Gol tinha como missão suceder o Fusca na preferência dos motoristas brasileiros. Ao longo dessas quatro décadas, o modelo se tornou um dos maiores ícones da indústria automotiva local.

Nos últimos meses, diante das notícias sobre a aposentadoria do modelo, houve uma certa “corrida” às concessionárias da marca alemã, a ponto de o VW Gol ter retomado a liderança do ranking de vendas de automóveis no primeiro semestre e 2022. O Gol deverá ser sucedido pelo novo Polo Track, previsto para chegar no primeiro trimestre de 2023.

2- Volkswagen Voyage

VW Voyage sairá de linha juntamente com o VW Gol (Foto: Divulgação/Volkswagen)

Com a aposentadoria do VW Gol, nada mais natural que o Volkswagen Voyage também integrasse a lista dos carros que sairão de linha em 2023. Afinal, este clássico sedã é montado sobre a mesma plataforma do hatch. Ainda a conferir quais são os planos da marca alemã para a substituição do Voyage no mercado.

3- Fiat Uno

Fiat Uno Ciao é edição especial de despedida do clássico da marca italiana (Foto: Divulgação/Stellantis)

Este compacto da Fiat é outro clássico a ficar fora de linha em 2023. Após 37 anos de história e de ter sido o responsável por mudar a reputação da marca italiana no Brasil, foi anunciada, no início deste ano, a aposentadoria do modelo. Uma série especial limitada, denominada Fiat Uno Ciao, passou a ser vendida este ano, para marcar a despedida. No mercado de usados, o Uno divide com o VW Gol a liderança de vendas.

Existe a expectativa de que o Fiat Uno possa ressurgir no próximo ano como um SUV. Porém até o momento, a Stellantis, dona da marca, não anunciou oficialmente a sua estratégia para a substituição deste ícone da indústria automotiva, que alcançou enorme sucesso em várias partes do mundo.

4- Hyundai ix35

Hyundai ix35 não manteve sucesso de vendas e será um dos carros que sairão de linha em 2023 (Foto: Divulgação/Hyundai)

A montadora coreana Hyundai está empenhada em lançar uma nova linha de SUVs e, para abrir espaço no mercado, decidiu sacrificar alguns modelos do seu portfólio atual. É por esse motivo que o Hyundai ix35, que já foi um grande sucesso de vendas em décadas passadas, mas perdeu força junto ao público consumidor nos últimos anos, será um dos carros que sairão de linha em 2023.

5- Renault Captur

Reestilização recente não interrompeu trajetória de vendas declinante do Renault Captur (Foto: Divulgação/Renault)

O Renault Captur foi lançado mundialmente em 2017 para se posicionar acima do Duster. Na Europa, o modelo tem plataforma totalmente diferente do modelo romeno, inclusive com dimensões mais compactas. Mas para o Brasil, a Renault decidiu utilizar a forma adotada para a Rússia e desenvolveu o Captur sobre a base do Duster. Assim, apesar do visual diferente, Captur e Duster são praticamente o mesmo carro.

Mesmo depois de passar, em 2017, por uma reestilização, com a adoção de um novo motor 1.3 turbo, o Renault Captur apresenta uma curva de vendas declinante nos últimos ano. 

Atualmente, sua produção em São José dos Pinhais (PR) está suspensa, devido à falta de peças vindas da Rússia – por conta da guerra com a Ucrânia. Aproveitando o fraco desempenho de vendas atual, a marca francesa decidiu que o Captur será mais um dos carros que sairão de linha em 2023.

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile