Confira as vantagens das motocicletas elétricas no dia a dia

A mobilidade elétrica ganha espaço crescente entre os consumidores brasileiros, em especial no que ser refere aos veículos de duas rodas, que podem ser cerca de 25 vezes mais baratos que carros elétricos no País.

De acordo com um recente levantamento divulgado pela plataforma Mercado Livre, no primeiro semestre de 2022, houve um crescimento significativo na intenção de compra de motocicletas elétricas no Brasil. As taxas de incremento nas buscas por essas motos chegam a 208%.

Menores e mais ágeis no trânsito, as motocicletas elétricas são o veículo ideal para uma mobilidade urbana mais sustentável. Adicionalmente, apresentam custos gerais de manutenção consideravelmente mais baixos do que os de modelos alimentados por combustíveis fósseis.

VEJA TAMBÉM

Veja as 5 principais vantagens das motocicletas elétricas no dia a dia

Qual o problema com as motos elétricas proibidas de circularem no Brasil?
Imagem Ilustrativa – Moto elétrica (Foto: Honda)

Billy Blaustein, co-fundador da Leoparda Electric – startup que está implantando uma rede de pontos de troca de baterias para motocicletas elétricas na América Latina –, enumera cinco vantagens da moto elétrica no dia a dia.

  1. Diminuição da poluição atmosférica – As motocicletas movidas a gasolina não possuem conversores catalíticos e, por isso, lançam 15 vezes mais carbono no meio ambiente do que os automóveis, o que significa mais poluição. Justamente por utilizar a energia elétrica como fonte de energia, não há queima de combustíveis fósseis em uma motocicleta elétrica.
  2. Economia com combustível – A recarga completa de bateria em uma motocicleta é muito mais barata do que o abastecimento com gasolina, ainda mais se levadas em conta as constantes mudanças de preço no combustível nos últimos anos. Para se ter uma ideia, a proporção de custo por quilômetro percorrido é de 10:1.
  3. Redução da poluição sonora – Outro problema dos grandes centros urbanos é a poluição sonora causada pelo escapamento e motores dos veículos. Com a motocicleta elétrica, isso não acontece, pois a ausência da queima de combustível e do sistema de escape faz com que o veículo seja quase 100% silencioso.
  4. Economia com manutenção – Um veículo elétrico tem menos componentes do que um a combustão. Dessa maneira, a manutenção acaba sendo mais simples e, por consequência, mais barata – os modelos movidos a energia elétrica não possuem componentes como óleo, filtro de ar, correias dentadas e velas de ignição, itens que encarecem a revisão. Os usuários de veículos elétricos relatam regularmente uma economia de manutenção superior a 40%.
  5. IPVA mais barato (ou até mesmo gratuito) – Os governos querem acelerar a adoção de veículos elétricos. Para quem possui um carro ou moto, sabe que todo ano tem que pagar o Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), cujos valores são elevados. Porém, a coisa muda de figura para quem possui veículos elétricos. Estados como RS, RN, SE, PE, PI, MA e CE dão isenção total do IPVA a quem tem veículos nesta categoria. Já quem mora em MS, SP e RJ pagam uma alíquota diferenciada, mais em conta.
Motos elétricas da Voltz (Foto: Divulgação/Festival Interlagos)

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar