Confira 5 cuidados essenciais para conservar o seu Fusca
Você sabe quais sãos os cuidados para manter o seu VW Fusca bem conservado? Não? Veja aqui 5 cuidados essenciais para conservar o seu Fusca.
O VW Fusca possui uma verdadeira legião de fãs em todo o mundo. E aqui no Brasil não é diferente. Durante esses anos, diversas versões foram lançadas. E hoje podemos ver várias unidades rodando pelas ruas. Mas você sabe quais sãos os cuidados para mantê-lo Bem conservado? Não? Então veja aqui um pequeno guia com 5 cuidados essenciais para conservar o seu Fusca.
Lembrando que o Dia Nacional do Fusca será celebrado na próxima quinta-feira (20/01). Ele é comemorado justamente no dia em que o simpático modelo começou a ser produzido. Primeiramente, o modelo foi fabricado em nosso País entre 1959 e 1986. Depois, ele voltou e foi fabricado entre 1993 e 1996.
Confira 5 cuidados essenciais para conservar o seu Fusca
5 cuidados essenciais para conservar o seu Fusca / 1 – Andar com o veículo com uma maior frequência
Começamos este guia com uma dica bastante simples. Você precisa ligar e andar com o seu Fusca com mais frequência. Nem que seja uma pequena volta no quarteirão ou ir até a padaria. Esta é uma recomendação bastante dada por especialistas. De acordo com Rafael Recio, gerente de Produto e Suporte Técnico da Motul Brasil, você precisa fazer isso para garantir que a viscosidade dos fluidos seja ideal. Além de evitar alguns tipos de danos.
“Em muitos casos é conveniente deixar o motor funcionando por um tempo para garantir que a viscosidade dos fluidos seja ideal para que cumpram sua função. É uma forma de evitar danos e aproveitar o momento para ficar atento a qualquer anormalidade de funcionamento antes de sair rodando”, diz Recio.
2 – Manutenção
E se o veículo ficar parado por muito tempo? Neste caso, você precisará de um cuidado mais especial. No caso do motor, por exemplo, especialistas indicam manter o filme lubrificante com uma capaidade maior de adesão. Tudo isso para que perdure por mais tempo sem circulação de óleo. “Esse cuidado garante a proteção contra a corrosão e uma partida eficaz, após o período de inatividade”, diz Recio.
Aliás, você também pode desligar o cabo negativo da bateria. Isso faz com que o consumo de bateria diminua. Além disso, quando você for rodar com o veículo após um período de inatividade, você precisa calibrar os pneus corretamente.
[3 – Hora da lavagem
Veja também: Tudo sobre o VW Gol 2022, um dos carros mais econômicos do Brasil!
Manter o veículo limpo e cheiroso é muito bom. E também pode ser vital para não causar estragos na carroceria. E na hora de lavar seu Fusca, você precisa tomar cuidado com alguns detalhes. A pressão dos jatos e os produtos escolhidos são dois deles. No primeiro caso, um jato de alta pressão pode deslocar vedações e acabamentos. Sem falar que podem ocorrer infiltrações e outros problemas.
O uso de certos produtos também podem trazer prejuízos. O uso de detergente neutros pode ser bom para a conservação de algumas partes, como a lataria e a pintura. Rodar com o carro após lavar e secar também pode ser uma boa ideia.
4 – Revisões
As revisões também fazem parte do nosso guia com 5 cuidados essenciais para conservar o seu Fusca. Afinal, verificar a situação de todas as peças é bastante importante para garantir a saúde do veículo e a segurança dos ocupantes. Mas o próprio dono do veículo pode ajudar nesta tarefa. Neste caso, ele pode ficar atento aos ruídos. Estes podem indicar problemas mais sérios.
Alguns componentes que você precisa prestar atenção:
- Motor
- Sistema de arreficimento
- Carburador
- Sistema de freios
- Pneus
Os fluídos também precisam ser verificados. Rafael Recio explica um pouco sobre o tempo que estas revisões foram feitas:
“O veículo clássico tende a rodar menos que o veículo de uso diário, por isso as revisões devem ser feitas de acordo com essa condição, normalmente sendo regrada por tempo e não quilometragem”, conta Recio.
5 – Proteja o veículo
Por fim, o dono do veículo precisa usar uma capa para proteger o veículo. Esta dica pode ser útil tanto para donos de carros mais velhos quanto para proprietários de carros mais novos. Isso porque os fenônemos temporais podem trazer prejuízos a pintura do veículo pelo atrito. Além de aumentar a chance de acúmulo de umidade excessiva. Mas o ambiente onde o veículo está parado precisa receber alguns cuidados.
Recomenda-se que a garagem precisa ter uma ventilação conrolada. A umidade pode trazer problemas para alguns componentes do interior do veículo. Dentre eles, podemos destacar o couro, o veludo, carpetes e a carroceria.
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.