Diferente das outras unidades já arrematadas, a Fábrica da Ford, em Camaçari (Bahia) continua desativada após a saída da montadora do mercado nacional, em janeiro de 2021. Informações anteriores de que a BYD seria a nova dona do local não foram confirmadas pelo presidente da Ford América do Sul.
Ainda sem destino: Fábrica da Ford na Bahia ainda não foi vendida
A Ford continua sendo um nome de peso no Brasil. No entanto, desde janeiro de 2021 a montadora não possui mais uma linha de produção em solo nacional. Após 100 anos de história com instalações em terras brasileiras, a marca agora apenas importa modelos como parte de sua estratégia de vendas para a região.
Dessa forma, as unidades que a montadora possuía tiveram destinos diferentes. A planta no ABC de São Paulo, por exemplo, já foi arrematada por uma empresa do setor imobiliário.
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No entanto, a fábrica instalada em Camaçari, na Bahia, continua com destino incerto. Há algumas semanas, rumores especulavam que a chinesa BYD, que iniciou a comercialização de automóveis no Brasil em 2021, seria a nova proprietária do local, pelo menos de parte dele pelo menos.
A hipótese da a montadora chinesa ser a nova proprietária se deu através de afirmações do governador do estado, Rui Costa, afirmar estar em negociações com uma empresa de carros elétricos, porém, não revelou nomes oficiais.
Mesmo sem dizer com que empresa as negociações estavam sendo feitas, a BYD foi um forte nome levantado, uma vez que a marca já possui contratos com o governo local para a operação de monotrilhos.
Presidente da Ford América do Sul nega negociações “firmes” com a empresa chinesa
Durante um evento no último dia 1 de junho, o presidente da Ford América do Sul, Daniel Justo, afirmou que não há negociações concretas com a BYD, e que até o momento, a marca está “disponível para conversar com todos os interessados”.
Ainda de acordo com ele, diversas empresas de diferentes setores da indústria demonstraram interesse no local nos últimos 18 meses, período que a fábrica está disponível para comercialização.
Contudo, ainda não há nada de concreto até o momento, seja com empresas do mercado automotivo, bem como nomes de diferentes setores.
Maquinário local foi transferido para outras fábricas da marca e também vendido
Além da unidade fabril em si, a montadora norte-americana também teve que se desfazer de parte do maquinário utilizado para a produção dos veículos.
Nesse caso, parte foi transferida para outras fábricas da montadora ao redor do mundo, e outra parcela foi vendida.