Componentes elétricos sujos causam falhas no motor; saiba como prevenir
Componentes elétricos sujos causam falhas no motor; saiba como prevenir. Veja as dicas imperdíveis com o Garagem360!
Os componentes elétricos são essenciais para alimentar a energia do carro, afinal, praticamente todas as peças do veículo dependem de um acionamento elétrico para ligar. Algumas vezes, as falhas no motor e o seu funcionamento irregular (como ruídos) durante a partida e a parada tem uma causa inesperada: a sujeita do sistema elétrico.
A alta performance das fiações do veículo está diretamente ligada à limpeza dos seus componentes, pois uma superfície livre de impurezas permite maior fluidez na condução da energia.
Se as superfícies de contato estiverem contaminadas com oxidação ou corrosão, a resistência ao toque dos contatos aumentará. Isso provoca uma queda da voltagem, que pode causar falhas nos componentes eletrônicos ou no sistema elétrico do veículo.
Manter o sistema elétrico do carro limpo previne falhas no motor
Diferentemente da sujeira encontrada na superfície do carro, que pode ser removida com certa facilidade, os componentes elétricos precisam de um cuidado mais detalhado na sua limpeza. A higienização do sistema elétrico acontece durante a manutenção preventiva do veículo, quando ocorrem os processos de montagem e desmontagem dos condutores.
“Todas as peças do veículo estão sujeitas à poeira, à sujeira do ambiente e até à oleosidade. A limpeza das peças elétricas é feita na manutenção para melhorar o desempenho do veículo e manter os condutores longe de resíduos”, explica Célio Ruiz, gerente de Assistência Técnica para Adesivos e Selantes da Henkel para América Latina.
“A limpeza de contatos elétricos e eletrônicos do carro deve ser feita com agentes desengordurantes à base de solvente – como a tecnologia Loctite SF 7647, que atua na limpeza dos terminais dos chicotes, caixa de fusíveis, conectores elétricos, quadro de disjuntores, parte interna de alternador, sensores, unidades de comando eletrônicos e sistemas de injeção eletrônica”, afirma.
Esses condutores elétricos, em geral, estão sujeitos aos mais variados tipos de resíduos, como graxa, óleo, poeira e outros contaminantes de superfície. Os carros que circulam em locais de terras e áreas litorâneas estão mais expostos a acumular sujeira nos componentes.
Nesses casos, o cuidado na manutenção devem ser redobrados. O proprietário do veículo deve levar periodicamente o carro à oficina de sua confiança para fazer a limpeza do sistema elétrico.
“Isso ajuda não apenas a manter os dispositivos elétricos em pleno funcionamento como aumenta a vida útil do veículo”, afirma Ruiz.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.