Relembre o icônico 2 CV da Citroën que completa 75 anos

Um dos modelos mais clássicos da história da montadora francesa Citroën completa em 2023, 75 anos de história. Trata-se do 2 CV. Relembre.

Relembre o icônico 2 CV da Citroën que completa 75 anos
Um dos modelos mais tradicionais da montadora francesa celebra importante data (Foto: Divulgação)

Citroën 2 CV completa 75 anos

A Citroën comemora em 2023 o 75º aniversário de seu modelo mais icônico: o 2 CV. 

O veículo foi apresentado ao público pela primeira vez no Salão do Automóvel de Paris em 7 de outubro de 1948, onde iniciou uma trajetória excepcional. 

VEJA TAMBÉM

Foram 5.114.969 unidades produzidas, incluindo 1.246.335 vans 2 CV. 

O último 2 CV deixou a fábrica de Mangualde, em Portugal, 42 anos após seu lançamento, às 16 horas do dia 27 de julho de 1990.

O 2 CV foi projetado no escritório de design da marca na Rue du Théâtre, em Paris, e aperfeiçoado no centro de testes La Ferté-Vidame, na região de Eure-et-Loir. 

Relembre o icônico 2 CV da Citroën que completa 75 anos
Um dos modelos mais tradicionais da montadora francesa celebra importante data (Foto: Divulgação)

Origem do modelo

O projeto que deu origem ao 2 CV foi entitulado de ‘’”TPV” (“Toute Petite Voiture” ou “carro muito pequeno”) e nasceu em meados dos anos 30, mais precisamente em 1936.

Seu objetivo era oferecer às pessoas de baixa renda um carro econômico e versátil. 

Em 1937, a Citroën lançou o primeiro protótipo operacional do projeto TPV com apenas 370 kg e um farol (a legislação da época não exigia dois). 

O veículo podia transportar até quatro pessoas e 50 kg de bagagem, a uma velocidade máxima de 50 km/h, além de ser extremamente confortável.

A marca preparou 250 modelos de pré-produção para serem revelados no Salão do Automóvel de Paris de 1939. 

Porém, com a Segunda Guerra Mundial, o planejamento precisou mudar e os modelos foram destruídos, exceto quatro, que foram mantidos secretamente no Centro de Testes da Citroën em La Ferté-Vidame. 

Quando entrou em produção em julho de 1949, o 2 CV era um carro pequeno, com motor bicilíndrico plano de 9 cv, 375 cc, refrigerado a ar, capaz de atingir velocidade máxima de 50 km/h. 

Seu espírito de vanguarda, com suas tecnologias engenhosas para a época, garantiu que ele permanecesse no cenário automobilístico por muitos anos. 

Dez edições

No total, foram dez edições especiais do 2 CV, lançadas na França e em outros países europeus, incluindo as linhas Spot, Charleston e Cocorico.

 2 CV também passou por uma série de mudanças, incluindo o lançamento da van 2 CV (conhecida como 2 CV AU) em 1951, e depois do 2 CV AZ em 1954, equipado com motor de 12 cv. 

Além disso, o 2 CV participou de competições emblemáticas organizadas pela própria Citroën.

Veja também: Stellantis confirma a chegada de novo SUV da Citroën ao governador do RJ

Gervásio HenriqueJornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar