Comparativo: Novo Jeep Renegade e VW T-Cross; qual escolher

Já faz um tempo que os SUVs compactos estão presentes no Brasil. Só que nos últimos anos, a oferta aumentou. E alguns deles estão entre os carros mais vendidos do Brasil. Dois bons exemplos disso é o novo Jeep Renegade e VW T-Cross. Eles são bem queridos pelo público brasileiro e possuem boas novidades para a linha 2022. Mas qual deles é o melhor? Veja aqui!

Novo Jeep Renegade
Jeep Renegade Trailhawk (Foto: Divulgação/Jeep)

Novo Jeep Renegade e VW T-Cross: qual leva a melhor 

Para efeitos de comparação, iremos colocar as duas versões mais completas dos veículos. A configuração top de linha do modelo feito em Goiana-PE é a Trailhawk e ela está custando a partir de R$ 163.290. Já a opção top de linha do carro feito em São José dos Pinhais-PR é a Highline 250 TSI e ele tem preços a partir de R$ 158.150. Estes dois carros são bem queridos pelo público.

O Renegade foi o SUV compacto mais vendido do ano de 2021. De acordo com Fenabrave, ele teve 73.913 unidades comercializadas no ano passado. E o veículo da montadora norte-americana passou por boas mudanças para tentar manter a liderança. A grade dianteira, por exemplo, possui um novo desenho. Já o para-choque ganhou um visual mais robusto.

Jeep Renegade Trailhawk (Foto: Divulgação/Jeep)

Outra novidade interessante está nos faróis. Eles são em Full LED e possuem um desenho redondo. Elas integram ao mesmo tempo as luzes DRL e as setas. Os faróis auxiliares e as lanternas traseiras são em LED. As rodas da versão Trailhwak são de 17 polegadas. Já os pneus trazem um easter egg. O novo para-choque traseiro também chama a atenção. O carro mede 4.268 mm de comprimento, 1.805 mm de largura e 1.712 mm de altura.

VW T-Cross

Novo Jeep Renegade
VW T-Cross (Foto: Divulgação/VW)

Já o VW T-Cross, lançado em 2019, foi o terceiro mais vendido da categoria. Além de ser o terceiro SUV compacto mais emplacado. Ele teve 62.307 unidades licenciadas. O modelo é produzido sobre a plataforma MQB-A0 (a mesma utilizada por Polo e Nivus) e possui um visual bastante interessante. A ampla grade dianteira traz detalhes cromados nesta versão.

VW T-Cross (Foto: Divulgação/VW)

Além de ser pintada em preto brilhante. Já os faróis contam com a função “Coming & Leaving home” e luzes DRL em LED. O conjunto óptico ainda traz os faróis de neblina,. Já o para-choque deste carro também é bastante esportivo. Olhando de lado, você  pode perceber as rodas de liga leve de 17 polegadas. Na traseira, você pode conferir as lanternas em LED. Este SUV compacto mede 4.199 mm de comprimento, 1.760 mm de largura e 1.570 mm de altura.

Conjunto mecânico e Consumo

Jeep Renegade Trailhawk (Foto: Divulgação/Jeep)

Os dois carros estão equipados com motores turbo. O novo Jeep Renegade Trailhwak 2023 está equipado com o novo motor 1.3 Turbo Flex 16V (T270). Este já é usado em outros modelos da Jeep. O propulsor pode produzir uma potência máxima de 185 cv a 5.750 rpm e um torque de 270 Nm a 1.750 giros. Ele está acoplado a uma transmissão automática de nove velocidades. Lembrando que ele traz ainda traz a tração 4×4.

Já o VW T-Cross Highline traz sobre o capô o propulsor 1.4 TSI (250 TSI). Ele pode gerar uma potência máxima de 150 cv a 5.000 rpm. Além de um torque de 25,5 kgfm entre 1.400 rpm e 4.000 giros. A sua transmissão é uma automática de seis velocidades. Neste quesito, o Renegade leva melhor por ser mais potente. O fato do veículo ter tração nas quatro rodas também é bastante interessante.

Novo Jeep Renegade
VW T-Cross (Foto: Divulgação/VW)

Agora, pensando no consumo de ambos os carros, quem leva a melhor é o T-Cross. Veja abaixo os números dos dois SUVs.

VW T-Cross

  • Cidade: 11 km/l (gasolina) e 7,7 km/l (etanol)
  • Estrada : 13,2 km/l (gasolina) e 9,3 km/l (etanol)

Jeep Renegade

  • Cidade: 9,1 km/l (gasolina) e 6,3 km/l (etanol)
  • Estrada: 10,8 km/l (gasolina) e 7,6 km/l (etanol)

Outros atributos

Estes dois carros podem ser boas opções para famílias que gostam de viajar com seus carros. Afinal, ambos possuem um bom espaço interno. No entre-eixos, quem leva a melhor é o T-Cross (2.651 mm contra 2.570 mn do Renegade). O resultado é o mesmo se compararmos os porta-malas: 373 litros do T-Cross contra 314 do Renegade.

Jeep Renegade Trailhawk (Foto: Divulgação/Jeep)

Eles também oferecem um bom conteúdo. O Jeep Renegade T270 Trailhwak está equipado com vidros e travas elétricas, retrovisores externos elétricos, câmera de estacionamento, sistema de monitoramento de ponto cego, sensor crepuscular, sensor de chuva, tração 4×4 Jeep Active Drive Low, Hill Start Assist, controle de estabilidade, detector de fadiga do motorista e banco do motorista com regulagem de altura.

Também freios ABS, ar-condicionado digital dual zone, volante com acabamento em couro, sensor de estacionamento, central multimídia de 8,4 polegadas, carregador por indução, protetor de cárter, reconhecimento de placas de transito, sete airbags, aviso de mudança de faixas, painel de instrumentos digital e entre outros.

VW T-Cross (Foto: Divulgação/VW)

Já o VW T-Cross Highline traz de fábrica seis airbags, ar-condicionado digital Climatronic, Hill Hold Control, banco do motorista com ajuste da lombar, banco do motorista com ajuste de altura, bancos revestidos parcialmente em couro, câmera de ré, carregador sem fio, controle eletrônico de estabilidade, controle eletrônico de tração, 2 tomadas USB para o banco traseiro, direção elétrica, faróis de neblina, painel de instrumentos digital, rodas de liga leve de 17 polegadas, sensor crepuscular, sensor de chuva, sensores de estacionamento, detector de fadiga, central multimídia “VW Play” de 10,1 polegadas, sistema KESSY, Sistema Start&Stop, volante de couro e entre outros.

Fique com o novo Jeep Renegade 4×4

Novo Jeep Renegade
Jeep Renegade Trailhawk (Foto: Divulgação/Jeep)

Assim sendo, Jeep Renegade e VW T-Cross são dois dos principais representantes da atual fase dos SUVs compactos. E ambos possuem podem ser uma boa escolha. O VW T-Cross tem o bom consumo e o espaço interno a seu favor. Mas o Jeep Renegade ganha o comparativo por conta do seu pacote de equipamentos, pelo conjunto mecânico e pelo visual mais moderno.

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
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