Como a Toyota, Stellantis amplia aposta em carros a hidrogênio
A Stellantis acaba de anunciar novos planos e investimentos para o desenvolvimento de carros a hidrogênio; conheça a estratégia da fabricante
Um futuro ecologicamente mais sustentável não depende única e exclusivamente de veículos elétricos movidos a bateria. Carros a hidrogênio também são estudados por montadoras, como a Toyota, por exemplo. A Stellantis, grupo automotivo que engloba marcas como Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën, entre outras, também anunciou novo investimento na tecnologia.
Stellantis anuncia novo investimento em carros a hidrogênio
A Stellantis anunciou, junto com as empresas Faurecia e Michelin, que tem negociações exclusivas em andamento para que o gigante grupo automotivo adquira parte significativa da participação acionária da Symbio, empresa do segmento de mobilidade de hidrogênio de emissão zero.
É válido lembrar que o grupo já investe na tecnologia. Ano passado, a marca lançou vans de médio porte movidos a hidrogênio no mercado europeu.
“O roteiro técnico da Symbio combina perfeitamente com os planos de implantação de hidrogênio da Stellantis na Europa e nos Estados Unidos. Com esta decisão, impulsionaremos o desenvolvimento necessário para oferecer produtos de baixa emissão aos nossos clientes, além dos veículos elétricos tradicionais”, afirma o CEO da Stellantis, Carlos Tavares.
Esse novo investimento faz parte do plano estratégico da Stellantis, o Dare Forward 2030, que prevê expandir a oferta de hidrogênio para vans de grande porte em 2024 na Europa e 2025 nos EUA, enquanto continua a explorar a tecnologia para caminhões pesados.
Em outubro de 2022, a Symbio apresentou seu projeto HyMotive, que aumentará sua capacidade total de produção na França para 100.000 sistemas por ano até 2028, gerando 1.000 empregos adicionais.
Conforme anunciado pelas empresas, o fechamento da transação está previsto para ocorrer no primeiro semestre de 2023 e está sujeito às condições habituais de fechamento, incluindo aprovações regulatórias.
Um futuro composto por veículos a hidrogênio e eletrificados
A sustentabilidade passou a ser um pilar de diversas marcas. Para isso, cada vez mais as montadoras têm se voltado para o lançamento de carros híbridos e elétricos. Nesse cenário há duas vertentes: o lançamento de modelos já consagrados com nova motorização, ou o lançamento de veículos projetados desde o início para comportar o motor elétrico.
A partir de 2024, as marcas que integram o grupo Stellantis vão produzir anualmente um milhão de automóveis elétricos.
Conforme anunciado pela marca, a ampliação da produção dos novos motores para carros elétricos M3 é resultado da formalização de uma joint-venture com a Emotors, em sua fábrica na região de Trémery, em Lorraine, na França.
A fábrica será fundamental para a Stellantis alcançar sua meta de 100% do mix de vendas de veículos elétricos movidos a bateria na Europa até 2030.
Alguns dos primeiros modelos que se beneficiarão da produção do motor elétrico M3 são o DS 3 E-Tense, Peugeot e-208, Jeep Avenger e Opel Mokka. O propulsor elétrico rende 156 cv de potência (115 kW) e 26,5 kgfm de torque.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.