Como evitar danos ao veículo em caso de enchente

Nos primeiros meses do ano, motoristas em diversas regiões sofrem com a possibilidade de transitar por trechos com risco de enchente. Pensando em evitar

Nos primeiros meses do ano, motoristas em diversas regiões sofrem com a possibilidade de transitar por trechos com risco de alagamento. Pensando em evitar ou amenizar os prejuízos causados ao veículo e ao condutor, o CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária) elencou algumas dicas práticas que os motoristas podem seguir.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

Um dos principais danos em caso de enchente está relacionado à parte mecânica e elétrica dos veículos. “A enchente é um grande problema para o bolso do motorista, principalmente pelos problemas mecânicos. Dependendo do nível da água, ela pode atingir o motor do veículo criando o calço hidráulico, além de contaminar o óleo do motor e causar panes na transmissão”, comenta Gerson Burin, coordenador técnico do CESVI BRASIL.

Além dos problemas mecânicos, a parte elétrica pode ser prejudicada ao ter a caixa de fusíveis, módulos, relês, conectores, faróis, conjuntos ópticos e lanternas atingidos pela água suja.

Outro ponto importante ressaltado pelo especialista é a atitude do motorista que atravessa áreas alagadas. O aconselhável é que o condutor não arrisque. Se ele precisar passar por trechos com água, deve ir apenas aos que já são conhecidos e que estão com alagamento máximo até a altura da metade das rodas do carro, como é informado no manual do proprietário. No momento da travessia é preciso utilizar a primeira marcha engatada, sem elevar demais a aceleração para evitar a admissão de água para o interior do motor.

LEIA MAIS: Enchentes e chuva com raios: veja como proteger seu carro
Ford anuncia recall do Ka 2019 por problema no airbag

Dicas para evitar prejuízos no verão

  1. Como manutenção preventiva relacionada ao período de chuvas, verifique o estado atual de itens como pneus e palhetas do para-brisa.
  2. Confira também todas as luzes de iluminação do veículo, como setas, faróis e luzes de freio.
  3. Se o carro morrer em enchentes, não dê a partida novamente. A ação força o motor e pode piorar ainda mais o quadro mecânico e de pane elétrica.

O que ver no pós-enchente

  • Nos itens mecânicos, é necessário observar primeiro o óleo do motor.
  • Verifique se a água atingiu as áreas de admissão de ar, como o filtro de ar, dutos e coletor de admissão.
  • É importante identificar se o veículo teve algum dano em bielas e nos pistões no caso da admissão de água no interior do motor durante o funcionamento ou após uma partida.
  • Na caixa de transmissão, é importante verificar se não houve a contaminação do óleo. O alerta é ainda mais importante no caso de veículos com transmissão automática.

Carros testados pelo Garagem 360

Na galeria, veja alguns modelos testados pelo Garagem 360:

 

Escrito por

Maria Beatriz Vaccari

wpDiscuz
Sair da versão mobile