Como equacionar os carros elétricos e a crise energética?

Falar em veículos elétricos em meio à crise energética que o Brasil enfrenta pode parecer um paradoxo. A primeira pergunta é: como podemos, em meio a tudo isso, pensar na troca de carros a combustão por elétricos? Quem responde essa e outras perguntas relacionada ao tema é o sócio fundador da Elev, Rodrigo Aguiar.

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Sistema de recarga para carros elétricos BMW Brasil (Foto: BMW)

O Planejamento necessário para o aumento da frota de carros elétricos

“A resposta não é simples, mas pode ser resumida em uma única palavra: planejamento. Vale dizer que o impacto dos veículos elétricos no consumo nacional é muito pequeno e os dados não me deixam mentir.” Enfatiza o empresário.

 

De acordo com estudos realizados pela ANFAVEA, em 2035 teremos 62% dos carros brasileiros elétricos, e que consumirão apenas 1,5% do volume nacional de energia.

“Isso significa que os carros elétricos não são um problema para o sistema energético brasileiro. Acontece que, como especialista na área, afirmo que ao menos 15% de toda a energia elétrica consumida no país é desperdiçada (seja em equipamentos obsoletos, seja em processos produtivos equivocados). Isso representa a cada ano, dez vezes mais do que os veículos elétricos vão consumir. E o Plano Nacional de Eficiência Energética (PNEf) continua andando devagar, o que faz o Brasil andar na contramão do resto do mundo.” Explica Rodrigo após análise dos dados.

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PEUGEOT 208 2019 elétrico (Foto: Peugeot)

O cenário atual e as soluções necessárias 

O cenário atual é que os países industrializados e, portanto, as montadoras globais, já definiram a data que cada uma fará esta transição e o fato é que o Brasil não pode transformar essa oportunidade em uma grande derrota, pois neste momento estas oportunidades de mercado são infinitas.

 

Rodrigo enfatiza que: “O outro ponto é que se não nos alinharmos com o pensamento mundial, as montadoras irão embora do país e a grande indústria de autopeças ligada a ela, vai falir!”

Para ele, o problema pode começar a ser resolvido com atuação em duas frentes: “Por um lado, temos que melhorar tudo o que está ligado aos biocombustíveis e, em paralelo, montar um plano consistente e estruturado para os carros elétricos no país. Com as grandes reservas que temos de lítio, manganês, níquel e grafite, temos que realizar acordos com os grandes centros mundiais de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e assim estarmos juntos na evolução das baterias para estes veículos elétricos. Pensarmos em não exportar commodities e sim produto industrializado, com maior valor agregado.”

O sócio da Elev, explica que todo esse trajeto não será percorrido do dia para a noite: “Para fazer as coisas direito, temos que nos reunir, pensar, trabalhar e é para ontem. A produção automobilística não está nas nossas mãos, então é hora de olharmos para o mercado e entendermos como podemos entrar bem neste mercado.”

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Chevrolet Bolt EV 2020 – carro elétrico (Foto: GM)

Os carros elétricos não são um problema, e sim parte da solução 

Não há motivos para ter receio ao incentivar o uso de carros elétricos, pois eles representam baixíssimo consumo dentro da nossa matriz energética e com uma vantagem enorme de economia para o bolso do consumidor pelo custo do quilômetro rodado. Aliás, a grande diferença entre a crise energética atual e a ocorrida no governo Dilma, é que naquela época, apesar da enorme redução da capacidade hídrica dos reservatórios das usinas hidrelétricas, não havia outras fontes de geração de energia como agora.

O grande aumento da geração renovável (principalmente eólica e fotovoltaica), além da inserção das termelétricas, permite um “conforto” com relação a possíveis apagões. Porém, o preço a se pagar é uma tarifa absurdamente alta. Por isso, é preciso atuar na redução do consumo voluntário de energia e redução do desperdício por meio de programas fortes de curto, médio e longo prazo ou até criar imediatamente os leilões de eficiência energética; explica o empresário.

Rodrigo ainda afirma que é fundamental montar os alicerces para a vinda dos veículos elétricos, aumentar o número de eletropostos, reduzir a carga tributária (principalmente federal) e criar um plano estruturado e duradouro. Não é loucura, a crise energética é o melhor momento para pensarmos e trazermos os holofotes para os veículos elétricos!

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Rodrigo Aguiar é sócio-fundador da Elev. Profissional com mais de 25 anos na área de Eficiência Energética, Rodrigo implantou mais de 1500 projetos em todo país nos setores industrial, comercial, serviços e público.

 

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
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