Como é feito o exame psicotécnico do Detran?
Veja como é feito o exame psicotécnico do Detran e ainda confira dicas essenciais para passar na prova sem sufoco!
Você sabe como é feito e para que serve o exame psicotécnico do Detran uma das etapas para a emissão da CNH? O Garagem360 te explica!
Entenda todos os processos do exame psicotécnico do Detran
Conquistar a Carteira Nacional de Habilitação, a famosa CNH, é o sonho de muitos brasileiros. Afinal, ela proporciona liberdade, autonomia, e para muitos, também significa novas oportunidades de trabalho.
No entanto, para você ser um habilitado é preciso passar por um processo de formação teórica e prática, bem como os exames médicos e psicotécnicos.
Esse último diz respeito a uma série de provas que atestam condições físicas e emocionais do candidato e por sinal, é uma das fases mais temidas.
Mas calma, que no post a seguir vou te explicar o que é o exame psicotécnico e ainda ao final vou te dar algumas dicas de como passar na prova!
O que é o exame psicotécnico?
É uma das etapas para que o candidato conquiste a Carteira Nacional de Trânsito (CNH).
Além disso, ele também é exigido para renovação de carteira de habilitação com observação EAR (Exerce Atividade Remunerada).
Esta avaliação é feita por um psicólogo credenciado ao Departamento Estadual de Trânsito de sua localidade.
A intenção do exame psicotécnico é identificar se o cidadão tem condições psicológicas para dirigir – e enfrentar a rotina do trânsito, que sejamos sinceros, nos testa de diversas formas.
Dito isso, o exame psicotécnico é responsável por avaliar traços de cognição e personalidade do futuro condutor, além de raciocínio lógico, memória, tomada de decisões, processamento de informação, comportamento, níveis de impulsividade e concentração.
Nesta avaliação, há o envolvimento de aspectos como:
- Figuras geométricas para identificação de padrões e sequências lógicas;
- Estímulo visuais e sonoros, simultaneamente.
É possível reprovar exame psicotécnico?
O principal fator que pode reprovar os candidatos é o nervosismo. O ideal é que o candidato faça o teste com concentração, mas procurando se sentir o mais confortável possível.
Desse modo, os critérios que costumam resultar em reprovação no exame psicotécnico são ansiedade excessiva, dificuldade de concentração e atenção durante a prova. Déficit de memória e problemas motores também podem reprovar.
3 resultados possíveis
Ao realizar o exame, há três resultados possíveis: apto, temporariamente inapto e inapto.
- Quando o candidato é considerado apto, ele pode prosseguir no processo de formação, pois esta avaliação indica que ele tem condições de se tornar um motorista ou ainda continuar exercendo a atividade remunerada com o veículo.
- Já quando a avaliação diz temporariamente inapto é o mesmo que reprovação, devido ao desempenho abaixo do esperado, porém o candidato pode fazer novamente o exame depois de quinze (15) dias, no mínimo.
- Já o inapto e o mais preocupante designa que o candidato não tem condições psicológicas para conduzir um veículo automotor.
Porém, em caso de reprovação, é possível fazer a avaliação novamente quantas vezes forem necessárias dentro do prazo de doze (12) meses.
Quanto tempo dura o exame psicotécnico?
O exame psicotécnico pode durar cerca de duas (2) horas.
Nesse período o candidato é submetido a um conjunto de avaliações para comprovar sua aptidão psicológica para conduzir veículo automotores.
Há uma série de métodos e técnicas específicas que são avaliados durante cada um dos testes os quais o candidato é submetido.
Os testes são responsáveis por avaliar coordenação motora, percepção, habilidades de observação, e outros fatores fundamentais para a condução de veículos.
Dicas de como passar no teste psicotécnico do Detran
- Nos dias anteriores à prova, procure ter um bom sono, para que você possa descansar adequadamente.
- Descanse! Quanto mais tranquilo você estiver, melhor será seu desempenho.
- Esteja sempre atento a tudo o que o psicólogo/avaliador disser na prova. Afinal, são instruções importantes para a realização do teste.
- Vá bem alimentado. Coma de forma saudável, para que qualquer problema com faltas ou excessos na alimentação possa lhe prejudicar.
- Não se deixe dominar pelo nervosismo e pela preocupação em excesso. Tenha em mente que este é um teste sobre a sua personalidade e que não existe perfeição.
E aí, agora se sente mais preparado para mais uma etapa para a emissão da CNH?
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.