Passo a passo para consultar as multas da CNH

Se você quer saber como consultar as multas da CNH não precisa mais se preocupar. Afinal, o processo é muito simples, seja você do mundo digital ou daqueles que preferem ir até o lugar, e aqui ensinaremos ambos os métodos.

Consulta pode ser feita pela internet
Consulta pode ser feita pela internet (Imagem: Site Detran-SP)

Como consultar as multas da CNH

Sem dúvidas a maneira mais conveniente de consultar as multas da CNH é através da internet. Para isso, basta seguir alguns passos simples:

  1. Acesse o site do Detran do seu estado. Cada estado brasileiro possui um endereço específico para consultar informações sobre habilitação e veículos;
  2. Faça login no site utilizando seu CPF. Você precisará criar uma conta ou utilizar um cadastro já existente.

Após o login, o sistema irá cruzar os dados de acordo com o número do seu documento e exibirá as multas registradas em seu nome. Além disso, você terá acesso às informações detalhadas sobre cada infração, como data, local e valor da multa.

VEJA TAMBÉM

Então, você é capaz de gerar gratuitamente a certidão de multas, que pode abranger um período de 12 meses ou todas as multas registradas desde sempre.

Consulta Presencial no Detran

Caso você prefira fazer a consulta de multas pessoalmente, é possível visitar uma unidade do Detran na sua cidade. Algumas oferecem a opção de agendamento para facilitar o atendimento.

Para realizar a consulta presencialmente basta:

  1. Dirigir-se a uma unidade do Detran em seu estado;
  2. Levar sua CNH. Para maior segurança, leve outros documentos com foto;
  3. No local, você poderá solicitar a certidão de multas e receber as informações buscadas.

Como funcionam os pontos da CNH?

  • Além de ver suas multas, é essencial entender de verdade como os pontos na CNH funcionam e te afetam como motorista. As regras para a suspensão da CNH por pontos são as seguintes:
    • 40 pontos, desde que não haja nenhuma infração considerada gravíssima no histórico.
    • 30 pontos se houver pelo menos uma infração gravíssima entre os pontos acumulados.
    • 20 pontos caso haja duas ou mais infrações gravíssimas.
  • Por fim, para condutores que exercem atividade remunerada, como taxistas e motoristas de aplicativos, a regra é outra. Nestes casos, a suspensão ocorre quando atinge-se 40 pontos, sem avaliação da gravidade das infrações.

Pronto, agora você já sabe como consultar as multas da CNH da maneira que mais te agradar. Agora basta ficar ligado nas dicas de como evitar multas e garantir que a próxima consulta esteja vazia!

Adson Leonardo
Adson LeonardoAdson Leonardo é redator desde 2018, escrevendo para blogs empresariais e temáticos, mídias sociais e perfis pessoais de executivos. Além disso, é escritor, poeta e apaixonado por ciência. Aliando suas habilidades narrativas com o olhar afiado para dados, seu foco é criar textos sólidos, que engajam, educam e guiam o leitor pelo tema abordado.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar