Como agir em casos de suspeita de irregularidades na obtenção da CNH

Saiba como agir em casos de suspeita de irregularidades na obtenção da CNH. As orientações são do Detran - SP, mas valem para todo o País!

Na última terça-feira (11/01), o Detran – SP registrou ocorrência no 7 º Distrito Policial de São José dos Campos (SP). De acordo com o Departamento, o motivo foi uma acusação em relação a um  instrutor de trânsito que teria cobrado uma taxa irregular e indevida (propina) de uma candidata da prova prática para tirar a primeira CNH. Mas, como agir nesses casos? Veja as orientações do Detran – SP.

Confira todas as informações da nova CNH 2022

Foto: imagem ilustrativa

Como agir em casos de suspeita de irregularidades na obtenção da CNH

Primeiramente, o Detran – SP esclarece que tanto o Departamento de São Paulo quanto de outros Estados, não solicitam nenhum valor para o candidato realizar o exame prático ou qualquer outra etapa para a obtenção da CNH. Assim, as taxas cobradas são fixas e cobradas pelo Detran de cada estado. Por exemplo, são valores relativos ao exame médico, psicológico e emissão do documento. Os valores podem variar, de acordo com cada distrito do País.

Portanto, de acordo com as instruções do Detran – SP, quando um cidadão desconfia de alguma ilegalidade nos exames, é possível fazer denúncia. No caso de São Paulo, no Disque Denúncia: 181. Além disso, a ocorrência pode ser feita online, por meio do canal Web Denúncia. O serviço é da Secretaria de Estado da Segurança Pública e o sigilo é absoluto. Também, é possível, no caso do Estado de São Paulo, fazer a manifestação por meio do portal do Detran, na Ouvidoria.

Para demais Estados, acesse o site do Detran, sendo que os respectivos endereços são: www. detran(Sigla do Estado).gov.br

Conheça os valores da CNH em SO bem como as taxas do Detran

(Foto: JornalNH)

Você pode se interessar também por: CNH 2022, IPVA e DPVAT – reveja as alterações para esse ano

“É nosso papel fiscalizar qualquer indício de fraude ou irregularidade. Por isso sempre reforçamos a recomendação para que o cidadão denuncie e contribua neste enfrentamento. Para isso, atuamos com cada vez mais rigor para que situações como estas não se repitam”, afirma o diretor-presidente do Detran – SP, Neto Mascellani, sobre o caso mencionado no início da matéria e que está sob instauração de processo administrativo.

Veja também:

IPVA 2022 MAIS CARO! Por que o valor do imposto aumentou tanto neste ano?

 

Via Detran – SP

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Erica Franco
Escrito por

Erica Franco

Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.

ASSISTA AGORA