Começa o recall Ford Mustang Mach-E nos EUA; saiba motivos

O Ford Mustang Mach-E está envolvido em mais um recall. A marca anunciou que quase 49 mil unidades do SUV foram convocadas para o serviço por conta do risco de superaquecimento dos conectores da bateria. Isso pode causar a perda de força do motor, por exemplo. O serviço poderá ser feito presencialmente ou de forma remota.

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Foram chamadas 48.924 unidades do Ford Mustang Mach-E para um recall (Foto: Divulgação/Ford)

Tudo sobre o recall do Ford Mustang Mach-E

Este modelo é conhecido por ser o primeiro carro 100% elétrico da marca norte-americana. De acordo com a Ford, foram afetadas 48.924 unidades somente nos Estados Unidos. Estes exemplares que estão envolvidos no recall foram produzidos entre 27 de maio de 2020 e 24 de maio de 2022.

Ford Mustang Mach-E (Foto: Divulgação/Ford)

Os modelos foram chamados por conta do risco de superaquecimento nos conectores da bateria de alta tensão. O problema é causado por conta do carregamento rápido em correntes continuas (DC). O mesmo acontece com chamados “eventos de pedal aberto”.

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Com isso, o motor do carro pode perder força e o motorista pode não conseguir dar a partida. A marca explica que o uma luz de advertência de mau funcionamento do trem de força será acessa se o interruptor do relé for aberto com o carro em movimento.

Ford Mustang Mach-E (Foto: Divulgação/Ford)

Além disso, o cluster do carro avisará quando o propulsor elétrico do carro apresentar perda imediata de força motriz exibindo a frase “Stop Safely Now” no cluster. Agora, caso o interruptor for fechado, será exibida a mesma luz de advertência do mau funcionamento e o carro não dará partida.

Lembrando que os motoristas podem dirigir seus veículos sem problemas. Com relação às vendas do Ford Mustang Mach-E, a marca diz que elas continuam normalmente. No entanto, os modelos não poderão ser entregues. Isso porque as unidades precisarão receber a atualização de software.

Mais detalhes sobre a atualização de software

Ford Mustang Mach-E (Foto: Divulgação/Ford)

As unidades do Ford Mustang Mach-E afetadas por este recall terão que fazer uma atualização de software. Esta poderá ser feita de duas formas diferentes: presencial (nas concessionárias da Ford) e por meio de uma atualização Over-The-Air (atualização remota).

Aliás, as revendas da marca já estão oferecendo a atualização manual. Um relatório mostrando tal informação foi postado pelo fórum de discussão Mach-E Forum. Isso vai no caminho contrário de outros relatórios, que apontavam que o serviço poderiam ser estar disponíveis apenas no terceiro trimestre.

No entanto, uma publicação da mesma página faz um alerta importante sobre o assunto. Segundo o site, a atualização servirá como uma ajuda para motoristas, pois os problemas de superaquecimento nos conectores ainda podem acontecer. No caso, a atualização evitará que o carro fique totalmente parado.

Os motoristas poderão dirigir com uma potência reduzida e uma mensagem “Serviço de manutenção em breve irá aparecer”. Lembrando que segundo a Ford, a atualização remota ficará disponível neste mês ou em agosto.

Outros recalls

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Ford Mustang Mach-E (Foto: Divulgação/Ford)

Com relação a história acima, só nos resta esperar pelos próximos capítulos. O  Ford Mustang Mach-E já passou por outros recalls. No ano passado, foram convocadas 38.714 unidades (na América do Norte e na Europa) por conta de um problema no para-brisas. Em alguns casos, o teto solar também apresentava problemas.

Foi feita a substituição dos componentes. Os mesmos também foram presos. O Mustang Mach-E é um SUV 100% elétrico apresentado ao mundo no ano de 2019 e se destaca pelo visual ousado e sofisticação.

Nos Estados Unidos, o modelo está custando a partir de US$ 43.895 (R$ 237.647, em conversão direta). O lançamento do modelo em nosso mercado ainda é uma incógnita. Mas ele já foi flagrado rodando pelas ruas de nosso País.

Com informações de Mach-E Forum/Ford

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
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