Mais um capítulo da polêmica da cobrança extra pelo uso do ar condicionado nos carros da Uber. Dessa vez, um usuário do aplicativo acionou o Procon de Pernambuco, que notificou a empresa.
Procon notifica Uber por cobrança extra pelo uso do ar condicionado
A notificação veio depois que o órgão recebeu denúncias de motoristas de app cobrando taxa extra pelo ar. Segundo o Procon, eles estão cobrando uma tarifa por quilômetro rodado e/ou um valor mínimo de R$ 5 nas viagens cadastradas pela Uber.
A Uber tem até 20 dias para informar quais providências está adotando para evitar essa cobrança, considerada abusiva (despesa acessória) pelo Procon conforme a Lei Federal nº 8.078/90, Decreto nº 2.181/97.
“Estamos atentos ao que acontece em Pernambuco. Nosso dever é garantir a segurança dos consumidores em todas as suas relações de consumo e, portanto, nos mais variados segmentos.”
“Por isso, notificamos a Uber por entender que essa prática é abusiva. Vamos aguardar o prazo estabelecido para as informações solicitadas e, caso não haja cumprimento, as medidas legais cabíveis serão tomadas”, disse o Gerente Geral do Procon, Hugo Souza.
O que pensam os motoristas
O ar-condicionado é um item necessário para os carros cadastrados na plataforma, no entanto ele não é disponibilizado na categoria X, a mais barata. Outras categorias como a Comfort e Black permitem que o passageiro escolha a temperatura ideal.
E é aí que entra o problema, uma vez que a Uber divulgou nota em que proíbe a cobrança adicional por parte dos motoristas parceiros. De acordo com a empresa, os valores cobrados pela corrida são definidos pela plataforma.
Porém, afirma que a definição no Uber X não é possível e que ao escolher esse tipo de corrida no aplicativo, será preciso negociar diretamente com o motorista ao entrar no carro. Negociação que não pode incluir cobrança adicional.
Os motoristas ficam divididos na questão. A maioria acredita que o passageiro que queira o ar-condicionado ligado deva pedir pela categoria Confort/ Black.
Além deles, há aqueles que preferem realmente negociar com o passageiro. É o caso da Maria Rosa de Valinhos – SP:
“Então, eu acho que vai de motorista para motorista e tudo é questão de conversar. Mas não acho certa a cobrança adicional e a Uber tem que punir sim, afinal um dos requisitos para ter o carro pela Uber é ter ar condicionado”, ressalta.
Já outros motoristas acreditam que o ar-condicionado ligado seja ideal para o seu conforto enquanto trabalha e aceitam dividir com os passageiros.