Cobrança extra pelo uso do ar condicionado nos carros da Uber vira caso no Procon
O Procon de Pernambuco notificou a Uber pela cobrança extra pelo uso do ar condicionado por parte de alguns motoristas. Entenda
Mais um capítulo da polêmica da cobrança extra pelo uso do ar condicionado nos carros da Uber. Dessa vez, um usuário do aplicativo acionou o Procon de Pernambuco, que notificou a empresa.
Procon notifica Uber por cobrança extra pelo uso do ar condicionado
A notificação veio depois que o órgão recebeu denúncias de motoristas de app cobrando taxa extra pelo ar. Segundo o Procon, eles estão cobrando uma tarifa por quilômetro rodado e/ou um valor mínimo de R$ 5 nas viagens cadastradas pela Uber.
A Uber tem até 20 dias para informar quais providências está adotando para evitar essa cobrança, considerada abusiva (despesa acessória) pelo Procon conforme a Lei Federal nº 8.078/90, Decreto nº 2.181/97.
“Estamos atentos ao que acontece em Pernambuco. Nosso dever é garantir a segurança dos consumidores em todas as suas relações de consumo e, portanto, nos mais variados segmentos.”
“Por isso, notificamos a Uber por entender que essa prática é abusiva. Vamos aguardar o prazo estabelecido para as informações solicitadas e, caso não haja cumprimento, as medidas legais cabíveis serão tomadas”, disse o Gerente Geral do Procon, Hugo Souza.
O que pensam os motoristas
O ar-condicionado é um item necessário para os carros cadastrados na plataforma, no entanto ele não é disponibilizado na categoria X, a mais barata. Outras categorias como a Comfort e Black permitem que o passageiro escolha a temperatura ideal.
E é aí que entra o problema, uma vez que a Uber divulgou nota em que proíbe a cobrança adicional por parte dos motoristas parceiros. De acordo com a empresa, os valores cobrados pela corrida são definidos pela plataforma.
Porém, afirma que a definição no Uber X não é possível e que ao escolher esse tipo de corrida no aplicativo, será preciso negociar diretamente com o motorista ao entrar no carro. Negociação que não pode incluir cobrança adicional.
Os motoristas ficam divididos na questão. A maioria acredita que o passageiro que queira o ar-condicionado ligado deva pedir pela categoria Confort/ Black.
Além deles, há aqueles que preferem realmente negociar com o passageiro. É o caso da Maria Rosa de Valinhos – SP:
“Então, eu acho que vai de motorista para motorista e tudo é questão de conversar. Mas não acho certa a cobrança adicional e a Uber tem que punir sim, afinal um dos requisitos para ter o carro pela Uber é ter ar condicionado”, ressalta.
Já outros motoristas acreditam que o ar-condicionado ligado seja ideal para o seu conforto enquanto trabalha e aceitam dividir com os passageiros.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.