CNH Social 2022: veja estados que estão aceitando inscrições

Alguns estados estão aceitando inscrições para o CNH Social 2022. Este programa visa ajudar pessoas de baixa renda a tirar a CNH. Saiba mais!

Para circular pelas ruas do Brasil, as pessoas precisam possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Você sabia que existe um programa do Governo Federal que ajuda pessoas de baixa renda a tirar a sua primeira habilitação? Estamos falando do CNH Social 2022. E alguns estados estão aceitando inscrições. Veja quais são eles aqui!

Foto: Unsplash.com

Alguns estados anunciaram vagas no programa CNH Social 2022 (Foto: Javier Quiroga/Unsplash.com)

CNH Social 2022: veja estados que estão aceitando inscrições

O programa foi criado em 2011. Como foi dito acima, ele tem como objetivo auxiliar aquelas pessoas de baixa renda que estão interessadas em tirar a carteira de motorista. No caso, é possível tirar a CNH na categoria A (para motos) e B (para carros). Os interessados não precisam pagar pelo serviço.

CNH Social 2022

Foto: Unsplash.com

Quem fica responsável por todo o processo é o Detran. Normalmente, a inscrição no programa é feito pelo site do órgão. Só que existem regras específicas. Além disso, para participar do CNH Social, o interessado precisa fazer parte grupo de pessoas elegíveis. Veja abaixo alguns dos requisitos:

  • A pessoa precisa ter uma renda famíliar de até dois salários mínimos
  • Ela também precisa esta desempregada por um período maior de um ano
  • Possuir necessidades especiais
  • Participar do programa Bolsa Família
  • Não ter infrações de trânsito no registro
  • Possuir uma idade igual ou maior a 18 anos
  • Estudar em escola pública e ter um rendimento bom
  • Agricultores
  • E entre outros
CNH Social 2022

Foto: Eliobed Suarez/Unsplash.com

Com relação aos documentos, eles podem variar de acordo com o estado. Normalmente, o candidato precisa apresentar a identidade (RG), o CPF, a carteira de trabalho, o comprovante de residência, um documento que comprove o recebimento de renda no último ano, certidão de nascimento e entre outros.

Alguns estados podem pedir ainda o laudo médico com código CID, a declaração do Cras (para beneficiários do Auxílio Brasil) e outros.

Estados onde a CNH Social 2022 estão recebendo novos pedidos – Ceará

Foto: Art Markiv/Unsplash.com

Não são todos os estados que abrem vagas para o CNH Social. Alguns deles, como Acre, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco e Roraima costumam abrir inscrições todos os anos. Hoje, apenas algumas possuem inscrições abertas. Um bom exemplo é o o Ceará.

O estado abriu 25 mil vagas. Elas serão distribuídas entre todas as 184 cidades do estado. No caso, serão 20 mil vagas para o interior e 5 mil para a capital Fortaleza. Os interessados em participar devem fazer o cadastro no site do Detran do estado. Os dados serão analisados. Veja mais detalhes aqui!

Quem também anunciou que irá abrir vagas do programa foi o governo do Espírito Santo. Por lá, serão ao todo 10 mil vagas. As inscrições estão abertas desde a última quarta-feira e irão até às 23:59 do dia 1º de Abril. Sendo que a relação dos selecionados será divulgada no dia 4 de abril. Elas podem ser feitas por meio do site do Detran do estado.

Já no estado de Goiás, o Detran local revelou os nomes dos selecionados do programa. Ao todo, foram 11 mil pessoas. Eles podem fazer a matrícula até o dia 5 de abril. Ela será feita pelo site oficial do Detran-GO. Por fim, os moradores do Distrito Federal também já sabem quando poderão se inscrever para o CNH Social 2022.

No estado, onde fica a capital Brasília, as inscrições começam no dia 25 de abril. Elas terminarão no dia 25 de maio. Você pode conferir mais detalhes nesta matéria do Garagem360.

Com informações de Revista Auto Esporte/FDR.com.br

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

ASSISTA AGORA