CNH sem autoescola? Conheça países onde essa regra não é obrigatória
Saiba em quais países você pode obter sua CNH sem precisar frequentar uma autoescola. Descubra essa possibilidade que pode chegar ao Brasil
A obrigatoriedade de frequentar autoescolas para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) está prestes a mudar no Brasil.
Isso porque o governo federal planeja flexibilizar essa exigência, permitindo que a formação seja feita de forma mais acessível, sem a necessidade de pagar pelas aulas em centros de formação de condutores. Esse movimento visa reduzir os custos e facilitar o acesso à habilitação.
Porém, a medida não é inédita. Diversos países ao redor do mundo já não exigem autoescolas para que os motoristas obtenham suas licenças de condução. Quer saber quais esses países? Acompanhe o Garagem360 e descubra!
Onde a CNH sem autoescola é permitida?
Embora o Brasil esteja em processo de mudança na legislação de habilitação, alguns países já implementaram sistemas em que frequentar uma autoescola não é obrigatório.
Em vez disso, os candidatos podem aprender com amigos ou familiares ou até realizar o processo de habilitação diretamente com exames oficiais.
Veja a seguir os países onde a CNH sem autoescola é permitida:
- Estados Unidos: Embora as regras variem entre os estados, em muitos lugares não é necessário passar por uma autoescola. Candidatos com 18 anos ou mais podem fazer a prova diretamente.
- Argentina: Não há exigência de aulas em autoescolas. Basta passar no exame de direção e teórico.
- México: Alguns estados permitem que o processo de habilitação seja feito apenas com o pagamento de uma taxa e aprovação nos exames.
- Reino Unido: Você pode fazer a prova prática sem ter frequentado uma autoescola, desde que tenha o conhecimento necessário.
- Japão, Suécia, Estônia, Finlândia e Austrália: Nesses países, é possível também fazer a prova prática sem a necessidade de instrução formal em autoescolas.
Esses países já adotam modelos que priorizam a autonomia do motorista, permitindo que ele escolha como se preparar para os testes e reduzir os custos com aulas formais.
Como a CNH sem autoescola pode beneficiar os brasileiros?
Se a medida do governo federal for aprovada, as aulas em autoescolas podem se tornar facultativas para quem deseja tirar a CNH no Brasil.
Assim, abriria portas para a educação de motoristas de uma maneira mais acessível, permitindo que as pessoas possam aprender com familiares ou amigos e ainda assim cumprir as exigências legais para obter a habilitação.
Entre os benefícios dessa mudança, destacam-se:
- Redução de custos com autoescolas
- Maior acessibilidade ao processo de habilitação
- Maior flexibilidade na escolha do método de aprendizado
- Redução de burocracia e processos onerosos
A proposta ainda está em análise, mas a ideia de um sistema mais flexível pode facilitar o acesso à CNH, especialmente para aqueles que não têm condições financeiras de arcar com as despesas de uma autoescola.
O que você acha da possibilidade de obter a CNH sem autoescola no Brasil? Será que a medida vai realmente facilitar a vida dos motoristas brasileiros? Comente abaixo!
Veja também: Adeus teste do Detran? Veja como vai ser a avaliação para CNH A, B, C D e E
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fez da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.