CNH pode ser entregue em casa no RJ; saiba como receber

O Detran-RJ fechou um convênio com os Correios para que os cidadãos fluminenses possam receber a CNH em casa, via Sedex. 

O Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ) fechou um convênio com os Correios para que os cidadãos fluminenses possam receber a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em casa, via Sedex. O novo sistema deve estar disponível até outubro.

Segundo informações publicadas pelo jornal Extra, os usuários dos serviços do Detran-RJ deverão pagar uma taxa de envio para receber o documento em sua residência, a exemplo do que acontece em São Paulo. O valor dessa taxa ainda não foi definido, porém, de acordo com o que afirma o periódico, os Correios planejam estipular um valor inferior a R$ 20.

Serviços da CNH também podem ser feitos nos cartórios do RJ

Motorista fluminense já pode tirar a CNH em cartório (Foto: Divulgação)

Esta é o segundo convênio relevante que o Detran-RJ firma neste ano. Em maio, o departamento de trânsito entrou em acordo com a Associação de Registradores de Pessoas Naturais do Estado do Rio de Janeiro (Arpen-RJ) a para a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em cartórios de registro civil do Estado.

Os serviços disponíveis para o público nos cartórios relacionados à CNH são: 

  • Primeira e segunda via 
  • Renovação
  • Alteração de dados do motorista 
  • Alteração de categoria da carteira

O convênio entre Detran-RJ e Arpen-RJ foi respaldado pela Corregedoria do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. À época, a expectativa era de que fossem emitidas cerca de 30 mil CNHs por mês nos cartórios fluminenses. O objetivo do Detran-RJ, com a parceria, era diminuir as filas em suas unidades, devido à demanda reprimida em razão da pandemia de Covid-19.

Objetivo é diminuir as filas no Detran-RJ (Foto: Reprodução/TV Globo)

O interessado não precisa realizar agendamento para o atendimento. Basta chegar ao cartório com os seguintes documentos: carteira de identidade original, CPF e comprovante de residência. 

O Documento Único de Arrecadação (Duda) deve ser pago previamente no banco Bradesco. Pelo serviço, os cartórios cobram uma taxa de conveniência (extra) de R$ 44,30.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

ASSISTA AGORA