CNH pode ser entregue em casa no RJ; saiba como receber
O Detran-RJ fechou um convênio com os Correios para que os cidadãos fluminenses possam receber a CNH em casa, via Sedex.
O Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ) fechou um convênio com os Correios para que os cidadãos fluminenses possam receber a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em casa, via Sedex. O novo sistema deve estar disponível até outubro.
Segundo informações publicadas pelo jornal Extra, os usuários dos serviços do Detran-RJ deverão pagar uma taxa de envio para receber o documento em sua residência, a exemplo do que acontece em São Paulo. O valor dessa taxa ainda não foi definido, porém, de acordo com o que afirma o periódico, os Correios planejam estipular um valor inferior a R$ 20.
Serviços da CNH também podem ser feitos nos cartórios do RJ
Esta é o segundo convênio relevante que o Detran-RJ firma neste ano. Em maio, o departamento de trânsito entrou em acordo com a Associação de Registradores de Pessoas Naturais do Estado do Rio de Janeiro (Arpen-RJ) a para a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em cartórios de registro civil do Estado.
Os serviços disponíveis para o público nos cartórios relacionados à CNH são:
- Primeira e segunda via
- Renovação
- Alteração de dados do motorista
- Alteração de categoria da carteira
O convênio entre Detran-RJ e Arpen-RJ foi respaldado pela Corregedoria do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. À época, a expectativa era de que fossem emitidas cerca de 30 mil CNHs por mês nos cartórios fluminenses. O objetivo do Detran-RJ, com a parceria, era diminuir as filas em suas unidades, devido à demanda reprimida em razão da pandemia de Covid-19.
O interessado não precisa realizar agendamento para o atendimento. Basta chegar ao cartório com os seguintes documentos: carteira de identidade original, CPF e comprovante de residência.
O Documento Único de Arrecadação (Duda) deve ser pago previamente no banco Bradesco. Pelo serviço, os cartórios cobram uma taxa de conveniência (extra) de R$ 44,30.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.