Caminhão elétrico da VW entra em pré-venda

Um marco histórico para a indústria de caminhões do Brasil. A VW Caminhões e Ônibus anunciou o lançamento do e-Delivery. Além de ser um dos primeiros caminhões elétricos a venda no País, ele oferece novas tecnologias. Sem falar dos serviços especiais de pós-venda.

Caminhão elétrico da VW entra em pré-venda

Os interessados já podem encomendar seus exemplares. Ele chega para ser uma solução mais econômica para empresas. Com foco no uso urbano, ele é mais um lançamento em uma categoria que está começando a crescer por aqui. Recentemente, a Jac Motors também apresentou um veículo com zero emissões de carbono. Porém, ele é importado da China.

Fabricado em Resende-RJ, o e-Delivery é o primeiro caminhão 100% elétrico em série a ser produzido em série no País. De acordo com a montadora alemã, ele foi feito em uma nova área da fábrica que é dedicada exclusivamente à eletrificação.

VW
Foto: Divulgação/VW Caminhões e Ônibus

Após passar pela mesma linha de montagem dos modelos diesel, elas vão para o e-Shop. Lá, os responsáveis instalam as baterias e ligam o veículo.

“O futuro chegou. Mais do que vender produtos ou soluções em serviços, nosso propósito é unir o transporte de pessoas e bens ao uso de energias cada vez mais renováveis e limpas. É o que temos feito ao longo da nossa história de 40 anos, pesquisando diferentes matrizes energéticas, respeitando o meio ambiente e construindo um legado para a sociedade. E que agora culmina na chegada do e-Delivery”, comemora Roberto Cortes, presidente e CEO da montadora.

Leia mais: Volkswagen anuncia sua estratégia até 2030

VW
Foto: Divulgação/VW Caminhões e Ônibus

A VWCO também garante todos os concessionários foram treinados para atender os clientes. Duas configurações diferentes serão oferecidas: o de 11 toneladas 4×2 e o de 14 toneladas 6×2. Ambos possuem diversos itens de segurança e conforto. Segundo a marca, cerca de 100 sensores e controles eletrônicos foram instalados.

Outros atributos

Ambas as configurações do VW e-Delivery usam o mesmo propulsor. Sua potência máxima é de 300 kW e torque de 2.150 Nm (desde as primeiras rotações). Uma das novidades é a suspensão pneumática.

VW
Foto: Divulgação/VW Caminhões e Ônibus

Seu sistema elétrico possui  650 volts. Com as baterias de lítio-ferro-fosfato (LFP), o caminhão urbano pode rodar por até 250 km (110 km, na versão 11 toneladas). De fábrica, ele vem com seis módulos de baterias. Porém, o cliente pode optar por apenas três.

Outro atributo do modelo é a capacidade de carga. Ele pode levar até 6.320 kg (9.055 kg no modelo de 14 toneladas). Já seu sistema de ar-condicionado e aquecedor, por exemplo, são independentes. Você pode conferir também a temperatura da bateria. Para melhorar a experiência a bordo, ele oferece sistema auxiliar de partida em rampa e o Eco-Drive Mode.

e-Consórcio

Foto: Divulgação/VW Caminhões e Ônibus

Não é só os números técnicos que fazem parte do pacote. A VWCO oferece algumas vantagens para os frotistas. O e-consórcio, por exemplo, busca orientar os clientes sobre a melhor solução de carregamento e energia para a aplicação visando ao melhor custo total de operação. Para isso, a fabricante fechou parcerias com algumas empresas especializadas.

Isso significa que uma equipe de especializada irá ajudar donos de empresas e trabalhadores autônomos a entrarem no mundo da eletrificação. No caso, o e-Consórcio prevê desde a montagem até a infraestrutura de recarga e gerenciamento de ciclo de vida da bateria. Por fim, a montadora oferece ainda uma série de serviços de manutenção e revisão.

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar