CNH-e, Documento Veicular Digital e novos modelos automotivos; confira as novidades para 2018

DestaquesNotíciasServiços 8 de janeiro de 2018 Thalita Ribeiro 0

O ano mal começou e algumas novidades no setor automotivo já estão ativas. Seja em leis de trânsito ou novos modelos que chegarão ao consumidor neste ano, o Garagem360 reuniu o que você já pode esperar para 2018.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

CNH Digital
Inicialmente um projeto piloto em Goiás, a Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH-e) estará disponível para todo o país a partir de fevereiro de 2018. À época dos testes, o Gerente de Habilitação do Detran GO Rodrigo Rezende afirmou que o projeto piloto vinha funcionando bem. “A sociedade tem aceitado de forma positiva e vê melhora na segurança, por exemplo”.

Atualmente, Alagoas e o Distrito Federal também já emitem o documento. Em primeiro momento, para obter a versão digital não havia custo. A partir agora, e quanto estiver disponível para o Brasil todo, haverá uma taxa de R$ 10.

Documento Veicular Digital
Em meados de dezembro de 2017, foi aprovado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) a versão digital do  Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLVe). A previsão é de que, até o final deste ano, todo o país tenha acesso à facilidade tecnológica.

A partir do cadastramento da versão digital do documento no Registro Nacional de Veículo Automotores (Renavam), os proprietários do veículos poderão optar pela versão impressa ou eletrônica da identificação. Os departamentos de trânsito brasileiros tem até o meio de 2018 para atualizar as bases de dados junto ao Renavam.

Novos Modelos
Anunciados desde 2017, ao menos 20 novos modelos automotivos chegam aos consumidores brasileiros. Marcas como GM, Volksvagen, Fiat e Renault estão entre as opções caso você esteja se programando para trocar o carro.

O Chevrolet Spin deve chegar às concessionárias de cara nova, semelhante ao Cobalt. A Fiat lança o Cronos, sedã derivado do modelo Argo. Já a Renault aposta no Alaskan, veículo que deve ser fabricado na Argentina.

Multa para pedestre
A penalidade sempre existiu no CTB, mas somente em 2017 o Denatran regulamentou as infrações cometidas por pedestres no trânsito. A alteração na resolução n.º 168/2004 foi feita em outubro de 2017 e entra em vigor em abril, data em que a multa de R$ 44,19 pode ser aplicada. Dentre algumas infrações, está a travessia fora da faixa de pedestre. Ciclistas também estão sujeitos à penalidade.

Motorista bêbado que provocar morte no trânsito
Para 2018, o condutor que se enquadrar nessas condições estará sujeito a penalidade específica, de acordo com as mudanças no CTB feitas em dezembro passado. As punições vão desde a suspensão do direito de dirigir até reclusão em regime carcerário.

Os “rachas” também constam nas alterações sujeitas a penalidades. Ambas as mudanças entram em vigor em abril deste ano.

Sistema Isofix
Item que permite a fixação de cadeirinhas para crianças nos bancos do carro, o Isofix passa a ser obrigatório para os carros zero quilômetro inéditos lançados a partir de 2018.

Desde 2015 as montadoras já ofereciam o sistema de segurança em alguns modelos, já se preparando para 2020, que é quando o item passa a ser obrigatório para todos os carros novos de fábrica.

Agora que você ficou por dentro das novidades para este ano, confira o álbum completo com alguns dos modelos que chegarão ao mercado:

 
 
<
>

LEIA MAIS: Mercado fecha 2017 em alta após quatro anos seguidos no vermelho
Nissan prepara 15 carros para o salão de modelos customizados de Tóquio