CNH Digital: 8 estados já permitem compra e venda e transferir titularidade

Conforme divulgamos aqui no Garagem360, recentemente, o aplicativo da  Carteira Digital de Trânsito, a CNH Digital ganhou novas funcionalidade que permitem atransação de compra e venda de veículos e transferir a titularidade de um automóvel – sem a necessidade do reconhecimento de firma e que tudo seja feito pelo app.

Disponíveis para proprietário de veículos adquiridos desde 4 de janeiro de 2021, as funcionalidades, no entanto, não estão liberadas ainda para todo o Brasil. De acordo com Ministério da Infraestrutura, até o momento, proprietários de 8 estados do País já podem usufruir das facilidades. Saiba mais a seguir.

Carteira Digital de Trânsito permite acesso ao CTB
Carteira Digital de Trânsito (Foto: Denatran)

 

VEJA TAMBÉM

CNH Digital: novas funções estão liberadas em 8 estados

Até o fechamento desta matéria os estados cujos proprietários têm acesso à transação de compra e venda de veículos e transferir a titularidade de um automóvel pelo aplicativo são:

Acre

Ceará

Mato Grosso do Sul

Paraná

Rio Grande do Sul

Pernambuco

Rio Grande do Norte

Roraima

CNH Digital: 8 estados já permitem compra e venda de veículos e transferir titularidade
Ilustrativa (Foto: Freepik0

Veja: Passo a passo para usar novas funções 

Como funcionam as novas funções da Carteira Digital de Trânsito

Enquanto isso, nos estados onde as funcionalidades já estão disponíveis, o comprador e o vendedor podem fazer a comunicação da venda. Então, assinam a autorização para a transferência de propriedade pelo próprio aplicativo.

Em seguida, o novo dono deve se dirigir ao departamento de trânsito de sua região, a fim de fazer a vistoria e concluir a transferência do veículo.

De acordo com o secretário Nacional de Trânsito, Frederico Carneiro, o procedimento é ágil e prático. “Esse processo é feito com a maior segurança, com requisitos de validação biométrica, reconhecimento facial, para trazer segurança para essa transação”, garante por meio de nota à imprensa.

“São 14 milhões de compras e vendas no país por ano, então, o potencial do que estamos lançando aqui hoje é revolucionário. É democratizar o acesso ao serviço público que, a partir de hoje, não está mais preso ao reconhecimento, autenticação, ao horário comercial”, completa o secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio.

Imagem Ilustrativa

Com informações do Ministério da Infraestrutura e da CNN

Erica Franco
Erica FrancoJornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar