Mês do orgulho LGBTQIA+: Detran comemora um ano de CNH com nome social; veja

Cada vitória conta rumo a uma sociedade mais justa e igualitária. E neste Mês do Orgulho LGBTQIA+ o DETRAN-SP revela dados, e a importância, da adoção da CNH com nome social no estado, que comemora um ano.

Detran-SP comemora a adoção do nome social na CNH
Detran-SP comemora a adoção do nome social na CNH (Imagem: Detran-SP)

CNH com nome social comemora um ano em São Paulo

Em junho comemora-se, no mundo todo, o Mês do Orgulho LGBTQIA+. Instituído no dia 28 de junho de 1970 como forma de homenagear a revolução de Stonewall e a luta pelos direitos desta comunidade, já são mais de 50 anos onde este é lido e dedicado à movimentos, comemorações e discussões a respeito do tema.

A esta festa une-se o DETRAN-SP, que comemora um ano desde a implementação do nome social nas carteiras nacionais de habilitação emitidas pelo órgão.

VEJA TAMBÉM

Desde 2019 o Estado de São Paulo adota o uso do nome social nos Registros Gerais. Isto porque, neste ano, foi instituído o novo RG, que engloba dados de vários outros documentos e faz uso do nome social, tornando mais simples a vida do cidadão.

Em 2022 esta regra passou a valer para a CNH dentro do estado. Assim, dá-se às pessoas transgênero e travestis o direito de incluir seus nomes no documento e serem referidas por eles de forma oficial.

Apesar de ser algo simples, é um passo importante no reconhecimento da população trans de nosso país e na garantia de seus direitos básicos.

Desde a implementação desse direito, emitiu-se 1.416 CNH para membros da comunidade LGBTQIA+ com ele. Uma vez que este fica no topo, justamente no lugar devido ao nome, fica evidente a importância deste movimento.

Afinal, ter seu nome reconhecido é uma ferramenta poderosa não apenas de autoafirmação, mas também para o reconhecimento da sociedade civil sobre a identidade destes indivíduos.

Para quem ainda não possui uma CNH com o seu nome é possível solicitar a troca no momento da renovação.

Como renovar a CNH em São Paulo

Renovar a CNH é muito simples, uma vez que pode ser feita de forma digital. Para isso basta acessar o site do DETRAN-SP, o Portal Poupa Tempo ou seu APP e, então, confirmar os dados.

Caso seja necessário atualiza-los, como por exemplo, para incluir o nome social, basta efetuar as mudanças desejadas.

Para as categorias A e B será preciso marcar o exame médico e, para as C, D e E, também o toxicológico. Ambos exigem um profissional cadastrado no DETRAN-SP.

Motoristas que exercem atividade remunerada precisam também fazer avaliação psicológica.

Por fim, faça o pagamento da taxa de renovação e aguarde a emissão da sua nova CNH. A versão física chega pelos Correios, e a versão digital, que possui igual validade, conta com orientações por e-mail para seu acesso no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).

A CNH com nome social marca uma vitória importante da comunidade LGBTQIA+ do Estado de São Paulo e do Brasil. Com isso espera-se que, ano após ano, ainda mais possa ser feito pelos órgãos oficiais rumo à uma maior inclusão dessa população e promoção do respeito por todas as esferas sociais.

Adson Leonardo
Adson LeonardoOlá, sou Adson Leonardo, graduando em Letras - PT pela UNIMONTES, escritor, poeta, e trabalho com redação para WEB desde 2018. Nestes anos já escrevi sobre os mais diversos temas, com um carinho especial no campo das ciências, escrita criativa e jogos. No mundo dos carros e automobilismo me interesso especialmente pelas inovações e tecnologias que permeiam este setor sempre em movimento.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar