Tags

Notícias

Novo Honda Civic Type R bate recorde de volta em Nürburgring

Créditos: Foto: Divulgação

O novo Honda Civic Type R bateu o recorde de volta rápida para carros de tração dianteira no circuito alemão de Nürburgring Nordschleife. A versão radical do modelo fez o percurso de mais de 20 km em 7 m e 43,8 s durante testes no último dia 03. A marca anterior pertencia ao Volkswagen Golf GTI Clubsport, que havia feito a volta em 7:49,21.

Nos últimos anos a pista alemã tem servido como parâmetro para medir o desempenho de carros esportivos. Por conta do traçado longo de cheio de curvas, o inferno verde testa não só a velocidade, mas também a dinâmica dos veículos.

LEIA MAIS: Honda mostra versões cupê e sedã do novo Civic Si

Honda Civic: a evolução ao longo dos anos

O novo Honda Civic Type R utiliza a décima geração do modelo, que estreou no Brasil em 2016 na carroceria sedã – o esportivo, por sua vez, é um hacth de quatro portas. Ele conta com motor VTEC de 2,0 litros turbo que produz 320 cv de potência e torque máximo de 40,7 kgfm. O câmbio é um manual de seis marchas.

A nova versão também passou por um leve regime, sendo 16 kg mais leve que a anterior. Segundo a Honda, a rigidez torcional foi aumentada em 38 %. Isso ajuda na resposta da direção e na estabilidade das curvas.

Apesar do bom tempo, o modelo utilizado para bater o recorde não era totalmente original de fábrica. Ele precisou ter uma gaiola de proteção instalada no interior. Para compensar o peso extra, a montadora japonesa retirou o sistema de entretenimento e o banco traseiro. De acordo com a marca, os pneus utilizados são homologados para as ruas, mas possuem enfoque em pista.

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book com dicas para cuidar melhor de seu veículo.