Citroën C4 Cactus Shine 2021: conheça a versão de 173 cv do modelo

Atualmente, o C4 Cactus é o único modelo 0km oferecido pela Citroën aqui no Brasil. E ele é vendido em cinco configurações de acabamento e duas opções de motorização. O modelo Shine é o mais completo e traz sob o capô um motor turbo que gera 173 cv. Ou seja, além de ser um carro com um conjunto mecânico forte, ele é bastante completo.

Citroën C4 Cactus Shine 2021

Custando a partir de R$ 127.990, o Citroën C4 Cactus Shine é o mais completo da linha, que ainda conta com as versões Live, Feel, Feel Pack e a edição especial Rip Curl. O carro está inserido em uma faixa de preço bastante competitiva e busca conquistar o público do Jeep Renegade e do VW T-Cross.

Lançado em 2017, o carro causou um certo ruído logo de cara. E não foi à toa. Ele é um projeto do antigo grupo PSA (atual Stellantis) e, embora esse modelo tenha sido desenvolvido na América Latina, ele é derivado do modelo vendido na França. O seu design futurístico realmente chama muita atenção por ser ousado e diferente. Na dianteira, é perceptível o Chevron tridimensional e o novo para-choque. Na dianteira do C4 Cactus Shine, você encontrará os faróis de neblina (com o sistema Cornering Light)  e as luzes de condução diurna. Atrás, quem se destacam são os módulos LED alongados e com efeito 3D.

Citroën C4 C4 Cactus Shine 2021 (Foto: Divulgação/Citroën)

Suas dimensões são:

  • Comprimento: 4.170 mm
  • Largura: 1.714 mm
  • Altura: 1.563 mm

Já por dentro, o carro começa a apresentar algumas exclusividades. Os bancos, por exemplo, são revestidos em couro. Sem falar do retrovisor eletrocrômico. No centro do painel está a central multimídia com tela touchscreem de sete polegadas. Você pode espelhar seu smartphone por meio do Android Auto e do Apple CarPlay. Além disso, ela transmite as informações passadas pela câmera de ré traseira.

Seu espaço interno leva cinco passageiros com bastante conforto. Já seu porta-malas tem espaço para 320 litros.

Motor 1.6 THP

Ao contrário das outras versões, que usam o motor EC5 1.6 16 de 122 cv, o Citroën C4 Cactus Shine usa o 1.6 THP 16v Flex – que é á foi usado também por outros veículos da marca e pela Peugeot. Ele pode produzir uma potência máxima de 173 cv a 6.000 rpm e torque máximo de 24,5 kgfm a 1.400 rpm. Sua transmissão é a automática de seus velocidades.

Citroën C4 Cactus Shine 2021 (Foto: Divulgação/Citroën)

Com ele, seu desempenho é impressionante. Ele pode atingir a velocidade máxima de 212 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos.

Do mesmo modo, o C4 Cactus Shine possui bons números de consumo. Segundo dados do Inmetro, ele pode fazer 10,4 km/l (gasolina) e 7,2 km/h (etanol) na cidade. Enquanto isso, em trechos rodoviários, ele pode rodar 12,6 km/l (gasolina) e 8,9 km/l (etanol).

Equipamentos de série

Para concorrer com os outros SUVs, o Citroën C4 Cactus Shine 2021 possui um pacote de itens muito bom. Além disso, alguns itens são exclusivos da versão e que podem ser úteis na hora de dirigir.

O carro traz o Citroën Advance Drive, que agrega alguns itens de assistência ao condutor. Por exemplo: alerta de saída de faixa; alerta de atenção ao condutor, indicador de descanso; sistema de frenagem automática e alerta de colisão.

Citroen C4 Cactus Shine 2021 (Foto: Divulgação/Citroen)

Além deles, o carro oferece seis airbags, alarme, ar-condicionado digital, luzes diurnas em LED, câmera de ré, freios ABS com EBD, chave presencial, lanterna traseira em LED com efeito 3D, central multimídia de sete polegadas barras de teto longitudinais, controle de tração, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, painel de instrumentos digital, sensor de chuva, volante em couro, chave presencial, rodas de liga leve de 17 polegadas, volante multifuncional, alarme, volante com regulagem de altura e profundidade, 2 alto falantes dianteiros, 2 tweeters e entre outros.

Por fim, a montadora oferece quatro pacote de opcionais: Pack Plus (R$ 999,00); Pack Security (R$ 1.188); Pack Tech (R$ 1.358) e Pack Voyage (R$ 1.819).

 

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
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