Citroën Basalt é lançado na Argentina com motor proibido
Lançado aqui em outubro, o Citroën Basalt acaba de chegar às concessionárias argentinas. No entanto, há uma curiosa diferença em sua motorização para os hermanos. O motor 1.6 aspirado, o EC5, foi proibido no Brasil. Entenda!
Citroën Basalt é lançado na Argentina com motor proibido
O motor EC5 foi lançado em 1998 e nesses 25 anos passou por uma série de aperfeiçoamentos. Seus 118 cv de potência e 16 kgfm de torque deram forças aos carros da PSA (Peugeot e Citroën), como o Citroën C3 da primeira geração, C4, Peugeot 208, 308, entre outros.
Apesar de ser considerado desatualizado, visto os novos propulsores com injeção direta de combustível, o motor oferece um bom desempenho e robustez, mas seu consumo de combustível é um pouco elevado quando comparado aos motores mais modernos.
No Brasil, ele saiu de linha junto com o C4 Cactus devido às novas normas do Proconve L8. O programa estabelece limites mais rigorosos para as emissões de gases poluentes pelos carros produzidos no país, o que tornou o motor EC5 obsoleto no mercado nacional.
Só que ele continua sendo produzido no Polo Automotivo de Porto Real (RJ) para atender justamente o mercado externo. De lá também sai o Basalt nas versões Live Pack, Shine e First Edition.
O motor 1.6 aspirado vai equipar as versões de entrada na Argentina, associado ao câmbio manual, enquanto no Brasil, a Stellantis decidiu empregar o motor 1.0 Firefly, o mesmo usado no Fiat Argo, Peugeot 208 de nova geração, C3, Fiat Cronos, etc.
Nas versões intermediárias e topo de linha, Shine e First Edition, o motor é o T200, o 1.0 turbo de até 130 cv e 20 kgfm de torque (abastecido com etanol), associado ao câmbio CVT de 6 marchas simuladas.
O Citroën Basalt argentino
O Basalt argentino traz muitas semelhanças às versões vendidas aqui. Em pré-venda desde novembro de 2024, o modelo foi disponibilizado nas mesmas quatro versões vendidas no Brasil: Live Pack, Feel, Shine e First Edition.
Os itens de série são praticamente os mesmos das versões brasileiras desde, com destaque para:
- direção elétrica com regulagem de altura da coluna
- ar-condicionado
- multimídia com tela de 10″ com Android Auto e Apple CarPlay sem fios
- painel de instrumentos em tela de 7″
- banco do motorista com regulagem de altura
- rodas de 16″ com pneus 205/60
- luzes diurnas em LEDs
- câmera de ré
- vidros elétricos
- chave canivete
- retrovisores elétricos, entre outros.
Na Argentina, o Basalt é vendido a partir de $22.820.000 y (aproximadamente R$ 133.000 na conversão direta sem impostos). Por aqui, a versão de entrada custa R$ 89.990.
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.