Cinco benefícios ao substituir o carro pela bike elétrica

Alem de trazer economia ao usuário, substituir o carro pelas bikes elétricas é uma opção de mobilidade urbana muito mais sustentável

As questões ambientais se tornaram um grande desafio para as cidades brasileiras, particularmente no campo da mobilidade urbana. Mas, como substituir o carro, por exemplo?

As bicicletas elétricas são uma das melhores soluções. E, segundo pesquisa elaborada pela Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike), houve um crescimento de 24,5% na produção e importação de e-bikes entre janeiro e agosto de 2021.

Em função de fatores como aumento populacional, a precariedade dos transportes coletivos, a emissão de poluentes pela queima de combustíveis fósseis (e também o aumento do preço desses), tornou-se urgente a busca de alternativas sustentáveis, como as bikes elétricas.

Cinco vantagens da bike elétrica sobre o carro

“As bikes elétricas possuem diferenciais incríveis, se comparado com os carros. Além de ser uma escolha muito mais sustentável, leva ao usuário a diminuição dos gastos com combustíveis, já que utiliza apenas energia elétrica”, afirma Gabriel Arcon, CEO e fundador da E-Moving, empresa de locação de bicicletas elétricas. 

“A bike traz mais bem-estar, pois pedalar é uma forma de melhorar a saúde física e qualquer exercício tem impacto direto na redução do estresse, e ainda possui um valor de manutenção bem menor”, ressalta Arcon.

No Brasil, algumas grandes empresas como Microsoft, Hagana, Wickbold, SouDaki e Modal GR – clientes da E-Moving – perceberam as vantagens dessa troca e atualmente oferecem um ‘vale-bike’ como benefício para seus colaboradores.

Para corroborar com essa mudança, o executivo elenca cinco ganhos que o uso da bike gera no dia a dia das pessoas. Confira:

(Foto: Divulgação/E-Moving)

 

1- Redução de poluentes

O  principal benefício que o uso da bike traz é, sem dúvidas, a redução na emissão de poluentes. Pesquisas indicam que cada pessoa que utiliza a bicicleta no lugar do carro, como meio de transporte, deixa de emitir cerca de 4 kg de CO₂ por ano.

O Boletim de Gases de Efeito Estufa, da Organização das Nações Unidas (ONU), mostra que a concentração média global de dióxido de carbono na atmosfera chegou a 413,2 ppm em 2020, trazendo um alerta para a necessidade de rever o nosso modo de vida.

2- Mobilidade descomplicada

No uso da e-bike não há a preocupação de procurar um estacionamento, a manutenção é muito mais barata que a de carros, não há custos com tributos, como o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e taxa de licenciamento, e gastos com combustível.

Além da economia, não é necessário portar carteira de habilitação (CNH) para conduzir uma bicicleta elétrica.

3- Mobilidade saudável

O uso da bicicleta contribui também para o condicionamento físico, influindo diretamente sobre o bem-estar mental, uma vez que a atividade física colabora diretamente com a diminuição do estresse. Pedalar pode liberar substâncias que dão a sensação de felicidade, proporcionando um sono mais saudável e ajudando a desintoxicar o organismo também.

4- Alívio para o sistema de saúde pública

Andar de bike ajuda também a manter a saúde da população mais estável. No longo prazo, o incentivo ao uso da bicicleta significa menores gastos com medicamentos e tratamentos de saúde da população.

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Imagem Fapespa.gov

5- Senso de pertencimento

Andar de bicicleta resgata também o sentimento de pertencimento à cidade.

“No cotidiano corrido nas demais modalidades de transporte, é quase impossível perceber as mudanças e se deparar com o já existente. A pessoa fica mais sensível ao que está à sua volta, escuta e sente melhor a cidade e a percebe igualmente melhor”, defende Gabriel Arcon.

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(Foto: Divulgação/Eletricz)

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Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

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