Chevrolet Trailblazer: alguns motivos para comprar ou não o SUV
A Chevrolet Trailblazer é uma das principais referências quando o assunto é SUVs para sete pessoas. Veja seus pontos positivos e negativos.
Nos Estados Unidos, os SUVs da Chevrolet fazem bastante sucesso. Enquanto isso, aqui no Brasil, a Chevrolet Trailblazer é uma das principais referências quando o assunto é utilitários esportivos nacionais para sete pessoas. Este carro possui atributos interessantes. No entanto, ele também possui alguns pontos negativos.
Pontos positivos e negativos da Chevrolet Trailblazer
O carro é o mais caro entre todos os SUVs da marca norte-americana. Ele foi lançado originalmente em 2012. Sendo que o modelo atual foi lançado no ano de 2020. A Trailblazer está sendo construída sobre a mesma plataforma da atual geração do picape S10. Lembrando que o carro está sendo feito na cidade de São José dos Campos-SP.
Ela mede 4.887 mm de comprimento, 1.902 mm de largura e 1.844 mm de altura. Atualmente, o modelo está sendo vendido apenas na versão Premier e está custando R$ 357.600. Mas você sabe quais são seus pontos positivos? e os negativos? Veja as respostas destas perguntas a partir de agora.
Pontos Positivos
Desempenho do motor
Começamos falando do desempenho do modelo. Hoje, o carro vem equipado com um motor 2.8 CTDi Turbo 16V. Este pode gerar uma potência máxima de 200 cv e um torque máximo de 51,0 kgfm. O propulsor está acoplado a uma transmissão automática de seis velocidades.
Lembrando que ele pode atingir os 100 km/h em 10,3 segundos. Já a velocidade máxima é de 180 km/h. Algumas pessoas ainda sentem falta do motor que foi oferecido no modelo até 2020. Estamos falando de um 3.6 V6 movido a gasolina. Este podia produzir uma potência máxima de 277 cv e torque máximo de 35,7 kgfm.
Dados da época mostravam que ele podia acelerar de 0 a 100 kmh em 7,6 segundos. Mas isso não deve ser um problema. O desempenho do modelo atual é bastante interessante. A dirigibilidade também.
Conforto
Um outro ponto do veículo que se destaca é o espaço interno. Aliás, esta é uma característica que ela herdou da clássica Chevrolet Blazer. O modelo atual possui um entre-eixos que mede 2.845 mm. Ou seja, bastante espaço para os sete passageiros. Já o porta-malas fica entre 205 litros e 1.830 litros.
Alguns equipamentos também ajudam a melhorar o conforto. Estamos falando do ar-condicionado digital, do ar-condicionado traseiro com controle de intensidade e difusores no teto; do porta-revistas, do banco do motorista com regulagem elétrica de altura, dos bancos de revestimento premium e entre outros.
Equipamentos de segurança e tecnologia
Mas o SUV não traz apenas itens que melhoram o conforto. A Chevrolet Trailblazer vem também com itens que mantém os ocupantes da cabine seguros e os equipamentos de tecnologia.
No primeiro caso, o carro tem seis airbags, alerta de colisão frontal, alerta de pressão dos pneus, alerta de saída de faixa, sensor de estacionamento, faróis de neblina e entre outros. Quem também se destacam aqui são os itens tecnológicos.
Começando pela central multimídia MyLink de oito polegadas. Ela possui conexão com smartphones por meio do Android Auto ou pelo Apple CarPlay. Você pode conferir as imagens da câmera de ré nela também. Sem falar do sistema de som com 4 alto-falantes (e dois tweeters), o sistema OnStar e o Wi-fi embarcado.
Revisões
Fechando esta parte dos pontos positivos, iremos falar dos custos com manutenção. Mas especificamente dos preços das revisões. Os serviços são realizados no carro a cada 10 mil quilômetros ou a cada 12 meses. Veja abaixo os preços das seis primeiras revisões.
- 1ª revisão = R$ 756,00
- 2ª revisão = R$ 1.476,00
- 3ª revisão = R$ 1.672,00
- 4ª revisão = R$ 1.476,00
- 5ª revisão = R$ 1.160,00
- 6ª revisão = R$ 2.016,00
- 7ª revisão = R$ 1.160,00
- 8ª revisão = R$ 1.840,00
- 9ª revisão = R$ 1.672,00
- 10ª revisão = R$ 3.260,00
Pontos Negativos
Consumo
Um dos pontos negativos do modelo é justamente um ponto bastante importante nos dias de hoje. Estamos falando do consumo da Chevrolet Trailblazer . O modelo atual, que usa um motor 2.8 CTDi, pode conseguir bons números. De acordo com o Inmetro, ele pode rodar 8,2 km/l na cidade e 10,4 kml em trechos de estrada.
Estes números são bons, visto que estamos falando de um carro que pesa 2.161 kg. No entanto, os números de seus concorrentes são ligeiramente melhores. Uma Toyota SW4 SRX pode fazer 9 km/l na cidade e 10,5 km/l em rodovias. Enquanto isso, o Mitsubishi Pajero Sport pode fazer 8,9 km/l e 11,7 km/l, respectivamente.
Preço
Por fim, falaremos do preço deste veículo. Como foi dito acima, o carro está custando a partir de R$ 357.600 (modelo Premier). Este valor é menor que todas as versões da Toyota SW4. No entanto, o preço ainda está um pouco acima de modelos que possuem a mesma característica. O Jeep Commander Overland TD380 4×4 é um bom exemplo.
No momento atual, o carro está custando a partir de R$ 295.020. E ainda traz alguns itens interessantes, como o Park Assist, sete airbags, monitoramento de ponto cego, detector de fadiga, piloto automático adaptativo e entre outros. Sem falar que possuem SUVs premium na mesma faixa de preço.
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.