Chevrolet Spin quase não tem concorrentes; descubra por quê
Veja os detalhes da Chevrolet Spin, veículo que domina o mercado de minivans no Brasil e que é vendida em linha 2023.
A minivan Chevrolet Spin é uma das poucas sobreviventes da categoria. O veículo é boa opção para quem deseja e precisa de um carro de até sete lugares mas não quer pagar os altos valores dos SUVs com a mesma quantidade de ocupantes.
Chevrolet Spin domina o mercado de minivans
Com a ascensão dos SUVs, a categoria de minivans tem sido deixada de lado pelo consumidor brasileiro. Prova disso, as são poucas as mercas que investem nesse tipo de veiculo no território nacional.
Nesse cenário, a Chevrolet Spin é uma das poucas sobreviventes do segmento que até o final do ano passado, também contava com a Fiat Doblò. No caso do modelo da marca italiana, ele saiu de linha após a vigência das novas regras de emissões de poluentes, o Proconve L7,bem como o baixo número de vendas do veículo, que já estava antiquado para o mercado atual.
A Spin, por outro lado, ainda segue sendo vendida e apesar da categoria em baixa, segue com bom número de vendas.
A linha 2023 do modelo foi renovada recentemente, com preços que variam entre R$ 105.900 e R$ 125.690, que apesar de parecerem elevados, são mais acessíveis no comparativo com os SUVs de sete lugares.
A linha 2023 da minivan
Para a linha 2023, o modelo da Chevrolet ganhou novas versões e evoluções em acabamento que deixam o produto ainda mais atrativo.
A primeira novidade é uma configuração mais acessível com sete assentos, que chega para atender principalmente quem trabalha com o transporte de passageiros.
O Spin LT já vem equipado com os itens mais valorizados de conforto, segurança e conectividade, como multimídia MyLink, direção com assistência elétrica, transmissão automática de 6 velocidades, assistente de partida em aclive, controle eletrônico de tração e estabilidade e rodas de alumínio 15 polegadas.
Outra inovação é o retorno da versão intermediária LTZ, mas que volta agora como uma configuração de cinco lugares, para quem busca um automóvel com acabamentos exclusivos e o compartimento de carga que chega a 710 litros, isto considerando somente o volume até a altura dos bancos, sem obstruir a área envidraçada.
Como comparação, este espaço é cerca de duas vezes maior que SUVs de comprimento semelhante, o que permite levar até uma cadeira de rodas montada.
Em comum, todas as versões do Spin ganham nova opção de cor Cinza Graphite para a carroceria e mudanças de acabamento interno, como o painel, bancos e os revestimentos das portas em novos tons.
No caso do modelo Activ, de apelo aventureiro, muda também as cores do quadro de instrumentos, as costuras pespontadas que adornam bancos e volante e detalhe das rodas. Já o modelo de luxo Premier troca toda a cobertura dos assentos e painéis de porta – sai o marrom para entrar uma combinação de preto com azul escuro, proporcionando um aspecto mais tecnológico à cabine.
Comum a todas as configurações do Spin também é a segunda fileira de bancos com mecanismo corrediço. Por ser montado sobre trilhos, a peça pode ser movimentada 50 milímetros para frente ou 60 milímetros para trás no intuito de redistribuir melhor os espaços conforme a necessidade do usuário.
No início do ano, o Spin passou por uma abrangente atualização, com evoluções no motor, transmissão, arquitetura eletrônica, sistemas de exaustão, indução e armazenamento e distribuição de combustível. Tudo isso trouxe uma melhor dirigibilidade ao veículo e reduziu a emissão média de gases em até 43%.
A linha 2023 do Spin reserva ainda outras inovações. A começar pela ampliação da gama de acessórios, entre eles o sistema de partida do motor na chave por controle remoto e o sistema de acendimento automático dos faróis com sensor crepuscular.
Outra novidade são as novas configurações do modelo equipadas com transmissão manual de seis marchas, que chegam ao mercado nos próximos meses para atender essencialmente o público frotistas.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.