Chevrolet Spin mostra sua polivalência nas impressões iniciais

Após dois hatches compactos, nesta semana é a Chevrolet Spin quem ocupa a vaga dos testes da Garagem360. E ela será avaliada...

Após dois hatches compactos, nesta semana é a Chevrolet Spin quem ocupa a vaga dos testes da Garagem360. E ela será avaliada em uma de suas configurações mais completas, já que a unidade testada é da configuração Premier, que só fica abaixo da aventureira Activ – que já passou por nossa seção de testes, em 2018.

Chevrolet Spin: polivalência

A minivan não é um projeto atual. Pelo contrário, ela estreou em 2012 e já tem quase uma década nas costas. O visual foi retocado há três anos, deixando a Spin com design mais atraente. Porém, ela já não consegue esconder a idade. Ao entrar na cabine, tive uma sensação de volta no tempo, já que o desenho interno remete aos modelos Chevrolet do começo da década passada. Até mesmo o sistema MyLink dela já está desatualizado em relação ao dos modelos Onix e Tracker, por exemplo.

Acontece que mesmo sentindo o peso do tempo, a Spin ainda é competente ao volante. Acredite, essa van de 4,36 m de comprimento e 1,68 m de altura faz curva melhor do que parece. O acerto é firme, mas sem abrir mão do conforto aos ocupantes. Outro sinal de sua polivalência é que mesmo custando quase R$ 100 mil em outras versões (a Premier custa mais de R$ 103 mil), ela ainda é o carro mais barato com sete lugares. Sendo assim, para quem precisa transportar muitas pessoas, esta ainda é a opção mais acessível.

E há boas soluções, como o banco traseiro corrediço que consegue fornecer mais espaço para as pernas de quem vai na fileira do meio ou para quem vai nos dois assentos da terceira fileira. Essa foi uma das melhores sacadas da Chevrolet em relação ao carro, que mesmo antiquado, ainda consegue ter fôlego para sobreviver em um segmento cada vez mais esquecido.

Porém, essas são apenas as impressões iniciais. O teste completo só no final de semana.

Ficha técnica

Chevrolet Spin Premier

Motor: 1.8 8v aspirado dianteiro transversal
Potência máxima: 111 cv (etanol) / 106 cv (gasolina) a 5.200 rpm
Potência específica: 61,8 cv/litro
Torque máximo: 17,7 kgfm (etanol) / 16,8 kgfm (gasolina) a 2.600 rpm
Tração: dianteira
Transmissão: automática de seis marchas
Suspensão dianteira: McPherson
Suspensão traseira: eixo de torção
Freios: disco nas rodas dianteiras e a tambor na traseira
Direção: elétrica
Dimensões: 4,36 m x 1,73 m x 1,68 m (comprimento x largura x altura)
Distância entre-eixos: 2,62 m
Porta-malas: 553 litros (5 lugares) / 162 litros (7 lugares)
Tanque de combustível: 53 litros
Consumo urbano: 11,1 km/l (g) / 7,7 km/l (e)
Consumo rodoviário: 12,7 km/l (g) / 9 km/l (e)
Peso: 1.207 kg
Velocidade máxima: 173 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 10,2 segundos
Preço sugerido: R$ 103.290 (em 12/5/2021 – segundo o site da marca)

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Leo Alves
Escrito por

Leo Alves

Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.

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