Chevrolet retira itens do Onix, Onix Plus e Tracker; saiba por que

A falta de componentes já afetou várias montadoras em todo o mundo. Nos últimos meses,  diversas marcas tiveram que suspender os trabalhos em suas linhas de produção. Outras tiveram que reduzir a lista de equipamentos de seus veículos. A Chevrolet, por exemplo, irá retirar algumas funções da central multimídia MyLink, presente em Onix, Onix Plus e Tracker.

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Algumas funções da central multimídia MyLink serão retiradas (Foto: Divulgação/Chevrolet)

Chevrolet irá retirar funções da central multimídia MyLink; medida afeta Onix, Onix Plus e Tracker

As centrais multimídia destes carros da marca deixarão de oferecer alguns recursos, como Bluetooth e Wi-Fi nativo. De acordo com a revista Quatro Rodas, um comunicado foi enviado pela Chevrolet aos concessionários anunciando tal decisão na última semana.

O documento diz que a retirada dos equipamentos, presentes em três modelos (Onix, Onix Plus e Tracker), já estará valendo a partir do mês que vem (julho). Lembrando que a linha 2023 do Onix e do Onix Plus já foi apresentada.

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Chevrolet Onix Plus (Foto: Divulgação/Chevrolet)

Os veículos da Chevrolet citados estão equipados com a central multimídia MyLink de oito polegadas. A partir do mês que vem, o equipamento não contará mais, por exemplo, com conexão via Android Auto (com ou sem a necessidade de fios). Criado pelo Google, a função vem ganhando bastante notoriedade nos últimos anos.

Já o Apple CarPlay ainda estará disponível, mas as pessoas terão que usar cabos. Além disso, os carros da marca norte-americana não contarão também com conexão Bluetooth. Um equipamento presente em vários modelos atuais.

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Chevrolet Tracker (Foto: Divulgação/Chevrolet)

Isso também significa que os veículos não contarão com a função que permite a realização e o atendimento de chamadas do celular enquanto você dirige. Por fim, quem também estará de fora será a rede de Wi-Fi nativo (via 4G). Neste caso, os clientes precisavam ainda assinar um pacote de dados. Resta saber o que irá acontecer com o sistema OnStar.

Os itens irão voltar?

Chevrolet Tracker (Foto: Divulgação/Chevrolet)

Lembrando que os carros já tinham perdido o ar-condicionado digital anteriormente. Agora, em comunicado enviado à Quatro Rodas, a Chevrolet diz que está trabalhando junto com os fornecedores “para mitigar potenciais paralisações na produção e buscar alternativas no intuito de otimizar o prazo de entrega dos produtos aos nossos clientes”.

A marca diz ainda que as funções da central multimídia MyLink poderão voltar futuramente. No caso, os clientes da empresa terão que comprar um pacote opcional, que ainda não tem data para começar a ser vendido.

Segundo o portal UOL, o pacote deverá custar R$ 2.590. O site ainda informa que as unidades que já foram faturadas ainda contarão com as funções.

Crise dos semicondutores

Foto: Divulgação/Chverolet

No comunicado enviado aos concessionários, a Chevrolet fala que isso irá acontecer por conta da crise global de falta de componentes. Conforme você vem acompanhando por aqui nos últimos meses, a falta de peças vem afetando diversas fabricantes de carros em todo o mundo. Um bom exemplo disso é a própria Chevrolet.

Em 2021, a montadora teve que suspender a produção do Onix e do Onix Plus na fábrica de Gravataí-RS, por exemplo. No ano passado, durante estes momentos de instabilidade, a dupla Onix e Onix Plus tiveram quedas bruscas nas vendas. Hoje, estes carros estão entre os mais vendidos do País.

De acordo com dados da Fenabrave, o Onix hatch teve 29.901 unidades vendidas no ano de 2022 (até o momento). Ou seja, é o segundo automóvel de passeio mais vendido do Brasil entre o começo de janeiro e o fim de maio. Enquanto isso, o Chevrolet Onix Plus teve 23.067 unidades comercializadas no mesmo período.

Isso o coloca como o sedã compacto mais vendido. Lembrando ainda que o Tracker, que teve 21.654 unidades emplacadas, é o SUV mais vendido do País.

Não foi informado se haverá algum tipo de mudanças nos valores cobrados pelos carros a partir de julho. Lembrando que outras montadoras também fizeram mudanças na lista de equipamentos de seus veículos. Dentre elas, podemos citar os casos da Toyota e da Volkswagen.

Com informações de Quatro Rodas/UOL

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
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