Chevrolet Onix Plus é o carro mais econômico do Brasil, aponta Inmetro

Chevrolet Onix Plus 1.0 foi mais uma vez considerado o carro mais econômico do Brasil. Veja seus números de acordo com relatório do Inmetro.

O Inmetro divulgou na última quarta-feira (29/09) o relatório final do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE). Esta tabela anual traz diversas informações sobre eficiência energética e consumo de praticamente todos os veículos vendidos por aqui. E mais uma vez o Chevrolet Onix Plus se destaca. Isso porque ele foi mais uma vez o considerado o carro mais econômico do Brasil. E ele não está sozinho.

O carro foi lançado por aqui no ano de 2019. Ele chegou para substituir o Prisma, que era a versão sedã da primeira geração do Onix. E logo foi se posicionando como um dos sedãs mais vendidos do Brasil. Mas o ano de 2021 foi bastante complicado para ele. Isso porque sua produção ficou paralisada por conta da falta de semicondutores.

Chevrolet Onix Plus (Foto: Divulgação/Chevrolet)

Chevrolet Onix Plus é o carro mais econômico do Brasil, aponta Inmetro

Hoje, ele é oferecido em duas opções de motorização. Sendo que o 1.0 aspirado foi quem colocou o três volumes como o mais econômico do País. De acordo com os dados do PBE, o Chevrolet Onix Plus possui um consumo energético de 1,34 MJ/km (megajoules por quilômetro). Com isso, ele ganhou uma nota máxima no requisito “Classificação PBE”.

O motor do Onix faz parte de uma nova geração de propulsores da GM e conta com as mais modernas tecnologias disponíveis para oferecer eficiência energética, performance e baixo custo de manutenção. O sistema avançado de gerenciamento eletrônico do veículo ajuda a potencializar os resultados em qualquer condição de uso, na cidade ou na estrada, seja na opção de transmissão manual ou na automática“, explica Ricardo Fanucchi, diretor-geral da Engenharia de Produto da GM América do Sul, em comunicado à imprensa

Chevrolet Onix Plus

Chevrolet Onix Plus (Foto: Divulgação/Chevrolet)

Vale lembrar que estamos falando do motor que equipa a versão de entrada do veículo. O 1.0 aspirado pode gerar uma potência máxima de 82 cv a 6.400 rpm e torque de 10,6 kgfm a 4.100 giros.  Ele está acoplado a uma transmissão manual de seis velocidades.  A entidade também divulgou os números de consumo do veículo. Ele pode fazer:

  • Cidade: 14,3 km/l (gasolina) e 10,1 km/l (etanol)
  • Estrada: 17,7 km/l (gasolina) e 12,5 km/l (etanol)

As versões que usam o 1.0 turbo também se saíram bem. O relatório mostra que o Onix Plus com esta motorização possui um consumo energético de 1,41 MJ/km. Ele pode rodar 13,7 km/l (gasolina) ou 9,6 km/l (etanol) na cidade. Enquanto isso, na estrada, ele pode fazer 17,0 km/l (gasolina) ou 12,2 km/l (etanol) em trecho de rodovia.

Chevrolet Onix Hatch também se destacou

Chevrolet Onix Plus

Chevrolet Onix (Foto: Divulgação/Chevrolet)

As versões do Chevrolet Onix hatch que trazem o motor 1.0 aspirado também obtiveram bons números no Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) do Inmetro. Comparando com os seus concorrentes, ele teve as maiores médias de consumo. Sem falar que o consumo energético foi de 1,40 MJ/km. Ou seja, uma “nota A” para ele.

Segundo o Inmetro, ele pode fazer:

  • Cidade: 13,9 km/l (gasolina) e 9,9 km/l (etanol)
  • Etanol: 16,7 km/l (gasolina) e 11,7 km/l (etanol)

Tracker 1.0 turbo segue a mesma linha

Chevrolet Onix Plus

Chevrolet Tracker (Foto: Divulgação/Chevrolet)

O motor 1.0 turbo da Chevrolet também se destaca no mercado de SUVs compactos. Ele é um dos grandes atributos da linha do Tracker. E os números do levantamento do Inmetro mostram que  a versão de entrada consta entre os mais econômicos da categoria.

A entidade mostra que o consumo energético é de 1,55 MJ/km. O que também lhe rendeu uma nota máxima no teste.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

ASSISTA AGORA