Chevrolet Onix Plus é o carro mais econômico do Brasil, aponta Inmetro
Chevrolet Onix Plus 1.0 foi mais uma vez considerado o carro mais econômico do Brasil. Veja seus números de acordo com relatório do Inmetro.
O Inmetro divulgou na última quarta-feira (29/09) o relatório final do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE). Esta tabela anual traz diversas informações sobre eficiência energética e consumo de praticamente todos os veículos vendidos por aqui. E mais uma vez o Chevrolet Onix Plus se destaca. Isso porque ele foi mais uma vez o considerado o carro mais econômico do Brasil. E ele não está sozinho.
O carro foi lançado por aqui no ano de 2019. Ele chegou para substituir o Prisma, que era a versão sedã da primeira geração do Onix. E logo foi se posicionando como um dos sedãs mais vendidos do Brasil. Mas o ano de 2021 foi bastante complicado para ele. Isso porque sua produção ficou paralisada por conta da falta de semicondutores.
Chevrolet Onix Plus é o carro mais econômico do Brasil, aponta Inmetro
Hoje, ele é oferecido em duas opções de motorização. Sendo que o 1.0 aspirado foi quem colocou o três volumes como o mais econômico do País. De acordo com os dados do PBE, o Chevrolet Onix Plus possui um consumo energético de 1,34 MJ/km (megajoules por quilômetro). Com isso, ele ganhou uma nota máxima no requisito “Classificação PBE”.
“O motor do Onix faz parte de uma nova geração de propulsores da GM e conta com as mais modernas tecnologias disponíveis para oferecer eficiência energética, performance e baixo custo de manutenção. O sistema avançado de gerenciamento eletrônico do veículo ajuda a potencializar os resultados em qualquer condição de uso, na cidade ou na estrada, seja na opção de transmissão manual ou na automática“, explica Ricardo Fanucchi, diretor-geral da Engenharia de Produto da GM América do Sul, em comunicado à imprensa
Vale lembrar que estamos falando do motor que equipa a versão de entrada do veículo. O 1.0 aspirado pode gerar uma potência máxima de 82 cv a 6.400 rpm e torque de 10,6 kgfm a 4.100 giros. Ele está acoplado a uma transmissão manual de seis velocidades. A entidade também divulgou os números de consumo do veículo. Ele pode fazer:
- Cidade: 14,3 km/l (gasolina) e 10,1 km/l (etanol)
- Estrada: 17,7 km/l (gasolina) e 12,5 km/l (etanol)
As versões que usam o 1.0 turbo também se saíram bem. O relatório mostra que o Onix Plus com esta motorização possui um consumo energético de 1,41 MJ/km. Ele pode rodar 13,7 km/l (gasolina) ou 9,6 km/l (etanol) na cidade. Enquanto isso, na estrada, ele pode fazer 17,0 km/l (gasolina) ou 12,2 km/l (etanol) em trecho de rodovia.
Chevrolet Onix Hatch também se destacou
As versões do Chevrolet Onix hatch que trazem o motor 1.0 aspirado também obtiveram bons números no Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) do Inmetro. Comparando com os seus concorrentes, ele teve as maiores médias de consumo. Sem falar que o consumo energético foi de 1,40 MJ/km. Ou seja, uma “nota A” para ele.
Segundo o Inmetro, ele pode fazer:
- Cidade: 13,9 km/l (gasolina) e 9,9 km/l (etanol)
- Etanol: 16,7 km/l (gasolina) e 11,7 km/l (etanol)
Tracker 1.0 turbo segue a mesma linha
O motor 1.0 turbo da Chevrolet também se destaca no mercado de SUVs compactos. Ele é um dos grandes atributos da linha do Tracker. E os números do levantamento do Inmetro mostram que a versão de entrada consta entre os mais econômicos da categoria.
A entidade mostra que o consumo energético é de 1,55 MJ/km. O que também lhe rendeu uma nota máxima no teste.
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.